
Adrian Cockcroft. Foto: Divulgação
O Nubank acaba de contratar Adrian Cockcroft, um ex-vice presidente da AWS, para ser o seu primeiro “tech advisor”.
Cockcroft atuará em um papel consultivo em temas como estratégia de tecnologia, nuvem, plataformização, arquitetura e open source.
O americano é um executivo experiente, que se aposentou da AWS em julho, depois de liderar projetos voltados para o engajamento da gigante de nuvem com a comunidade open source, por exemplo.
Talvez mais importante do que isso, o profissional conhece o Nubank, que por sua vez construiu a sua infraestrutura de tecnologia com produtos da AWS.
Cockcroft era “Executive Sponsor” do Nubank na AWS, uma espécie de gerente de luxo para grandes clientes da gigante de nuvem.
Além disso, Cockcroft tem agens por altos cargos na área técnica da Netflix e do Ebay, duas empresas de tecnologia voltadas para consumidor final, como o Nubank.
“Fico feliz em me juntar a uma empresa de tecnologia que tomou decisões técnicas inteligentes desde o primeiro dia, e continua trabalhando para empoderar os desenvolvedores a criar e inovar. Estou ansioso para ajudar o Nubank a reinventar o que é possível", comenta Cockcroft.
Já há algum tempo o Nubank vem montando um time de executivos internacionais, alinhado com as ambições de internacionalização da empresa.
O CTO é o americano Matt Swann, ex-Amazon e Booking.
Em 2019, Renee Mauldin, que comandou o RH na Uber e no Twitter, assumiu o cargo de Chief People Officer.
Em 2020, Jag Duggal, que tocava a gestão de produtos do Facebook, se tornou o Chief Product Officer, e o marroquino Youssef Lahrech, ex-líder de tecnologia do banco Capital One, veio para ser o Chief Operating Officer.
No ano ado, a empresa contratou ainda Arturo Nuñez, o ex-diretor de marketing da Apple para a América Latina, para assumir o cargo de Chief Marketing Officer.