SUPERCOMPUTADORES

Nvidia quer transferir produção de chips para os EUA 21e2k

Empresa já teria 1 milhão de metros quadrados para fábricas locais.  24u5g

05 de maio de 2025 - 08:02
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Nvidia anunciou que planeja produzir chips de supercomputadores de inteligência artificial nos Estados Unidos pela primeira vez, em resposta à guerra comercial imposta por Donald Trump contra a China.

Com a decisão, a empresa já comissionou mais de 1 milhão de metros quadrados em espaço de manufatura para construir e testar seus chips em Phoenix, no Arizona, e duas plantas de construção de supercomputadores em Houston e Dallas, no Texas.

Segundo a NBC News, as produções em Phoenix já começaram, mas a expectativa é que o projeto leve pelo menos um ano para atingir a produção máxima em ambas plantas.

Para reforçar o compromisso, a Nvidia assinou planos para investir centenas de bilhões de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos dentro dos próximos quatro anos, junto a empresas como Foxconn, com quem a Apple já trabalha.

Similarmente, a fabricante do iPhone estaria planejando transferir a montagem de mais de 60 milhões de celulares anualmente, destinados ao mercado dos Estados Unidos, para a Índia, em busca de depender menos da fabricação chinesa, até o final de 2026.

O conflito iniciado por Trump já eleva a taxa de exportações chinesas para os Estados Unidos em até 245% e as taxas de importações estadunidenses para a China em 125%.

Leia mais 6z23s

INFRA

Haddad viaja para negociar data centers com Big Techs 5p4w4j

Há 21 dias
TESTES

Agentes de IA são rápidos, mas não autônomos 621i48

Há 24 dias
FOMENTO

UFSC tem supercomputador 3e4i18

Há 29 dias
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

UFG terá supercomputador com GPUs da Nvidia 5z2g4s

LAWTECH

Sequoia Capital investe na brasileira Enter ksx

PESQUISA

Vivo se junta ao AKCTI, da UFG 15p3q