TENDÊNCIA

O que o cinema nos diz sobre IA e chatbots? 4ug4v

Em "angers", a NLU (Natural Language Understanding) é tratada de forma ostensiva. 5q2j5z

11 de junho de 2018 - 11:38
Juliano Statdlober, CTO da Qualitor. Foto: Divulgação.

Juliano Statdlober, CTO da Qualitor. Foto: Divulgação.

Por Juliano Statdlober*
Muitos filmes cobrem Inteligência Artificial (AI) e robôs em algum nível. Entretanto, a primeira vez desde que, como entusiasta de filmes de ficção científica, assisti a um filme em que NLU (Natural Language Understanding), ou a compreensão da linguagem natural por máquinas, foi tratado de forma tão ostensiva, chamando realmente atenção para esta área, foi no enredo de “engers”.

Lançada em 2016 e estrelada por Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen e Laurence Fishburne, a obra trata de uma nave espacial viajando para um planeta distante, com milhares de pessoas hibernando. A viagem deve durar 120 anos, mas um mau funcionamento nas câmaras de sono resulta em dois ageiros acordados 90 anos mais cedo.

Se você ainda não viu o filme e está preocupado com spoiler, fique tranquilo: a descrição acima é a mesma utilizada na sinopse promovida publicamente, ou seja, não contei nada que possa interferir em sua experiência ao assistir à obra.

Vamos à análise de NLU no filme. Em um determinado momento, Jim (Chris Pratt), o primeiro ageiro a acordar, encontra um robô AI e conversa com ele. O diálogo é um excelente exemplo de conversação entre um humano e um robô, que demonstra claramente um problema que a indústria encontra comumente ao treinar chatbots, e que tem estudado ferrenhamente como evitar.

Abaixo, transcrevo o diálogo, que acontece na cena em que, ao acordar sozinho na nave, Jim vai a um bar e é atendido por um robô de IA.

 

Jim: "Quanto você sabe sobre essa nave?"

Robô: "Eu não sei. Eu sei algumas coisas”

Jim: "O que eu faço em relação a um mau funcionamento da hibernação?"

Robô: “Os conjuntos de hibernação são seguros. Eles nunca funcionam mal”

Jim: "Acordei mais cedo"

Robô: "Isso não pode acontecer"

Jim: "Quanto tempo até chegarmos a Homestead 2?"

Robô: "Cerca de 90 anos "

Jim: "E quando todos os ageiros devem acordar?"

Robô: "Até os últimos meses" [da viagem]

Jim: "Como é que eu estou sentado aqui com você? Com 90 anos ainda a viajar”

Neste momento o robô tem um bug, com um bip, e então diz:

Robô: "Não é possível que você esteja aqui"

Jim: "Mas eu estou"

 

Se estiver interessado, o vídeo deste link traz o diálogo acima a partir do segundo 0:40.

O diálogo descrito no filme leva a pensar sobre o que poderia ter dado errado com o treinamento do robô. Obviamente, a máquina de AI entendeu corretamente o que o humano disse e sua intenção, mas não foi capaz de lidar com essa situação porque não foi treinada para isso.

A situação nunca havia acontecido antes, e provavelmente essa é a razão pela qual ela não foi incluída no treinamento de IA.

O robô entendeu corretamente algo que um ser humano disse, e, agindo com base nesse entendimento, algo muito relevante acontece no filme - uma reviravolta no enredo que não posso descrever aqui para não atrapalhar os que ainda vão assisti-lo, mas garanto que é muito relevante para o campo de NLU.

Voltando à realidade de treinamento de chatbots, a questão que surge em função do filme é: como poderíamos nos preparar para situações inesperadas? Mesmo quando planejamos muitas situações, podem surgir algumas que não foram projetadas, e a única maneira de aprender e “ensinar” nossos robôs de AI a lidar com isso é monitorar constantemente os diálogos e perguntas não respondidas para atualizar o corpus de treinamento e melhorar o entendimento e atuação dos BOTs.

Em relação ao contexto e raciocínio, talvez nossa tecnologia atual ainda não esteja preparada para lidar com isso. Mas isso se refere à parte do filme que não pude mencionar para evitar spoiler. Você precisará assisti-lo para saber do que estou falando.

*Juliano Statdlober é CTO da Qualitor.

Leia mais 6z23s

CONTRATAÇÃO

Neobpo reforça diretoria de customer experience 3v5a5b

Há 2543 dias
PARCERIA

BB seleciona projetos com Startup Farm 293u

Há 2543 dias
LAIS

Linx lança assistente virtual 2m6y1h

Há 2553 dias
MEGA PROJETO

Dell reestrutura RH com ServiceNow 6ve5k

CHATBOTS

Cianet: acordo com IBM foca Watson 1g374e

ATENDIMENTO

Messenger terá realidade aumentada em bots 6h635f

MARKETING

Skol tem assistente pessoal para noites 15106r

ATENDIMENTO

Messenger reabre publicação de bots 484g6j