FINTECH

Oi e Conta Zap criam carteira digital nf5n

Solução, que funciona via WhatsApp, está sendo utilizada em ação social relacionada à pandemia. 3p1p2h

04 de maio de 2020 - 10:30
Segurança deve ficar garantida com o uso da tecnologia blockchain. Foto: divulgação.

Segurança deve ficar garantida com o uso da tecnologia blockchain. Foto: divulgação.

A Oi e a Conta Zap, fintech de meios de pagamento, desenvolveram uma plataforma digital para operações financeiras baseada no WhatsApp com a utilização de um chatbot.

Segundo o site Mobile Time, a solução pode ser utilizada no pagamento de boletos, contas de água e luz, compras em comerciantes cadastrados e recargas de celular de qualquer operadora. 

A segurança na transação de dados deve ficar garantida com o uso da tecnologia blockchain e, para a realização do cadastro, basta ter uma conta no Whatsapp. Clientes de qualquer prestadora podem utilizar o serviço. 

Por enquanto, a carteira digital está sendo utilizada em uma ação social relacionada à pandemia do novo coronavírus. Cerca de 2 mil famílias de baixa renda em Maceió receberam um auxílio emergencial de R$ 200 concedido através da plataforma.

A iniciativa é encabeçada pelo movimento Zap do Bem, organizado por um grupo de empresários para realização de ações durante a pandemia. 

Outras companhias, como a BDO Brasil, de auditoria e consultoria, e a Gerum, de empréstimo pessoal, também apoiam o projeto.

Ainda de acordo com a publicação, a operadora e a Conta Zap já contavam com o memorando de entendimento (MoU) para lançamento futuro de uma plataforma de carteiras digitais.

Diante dos efeitos da pandemia na economia, as duas empresas resolveram se adiantar e disponibilizar a plataforma para a ação social.

Fundada em 2018 em São Paulo, a Conta Zap afirma ter de uma carteira de mais de 450 mil contas cadastradas. 

Esse modelo de carteira digital já está consolidado em mercados como China e Índia e, no Brasil, a operação também estaria de acordo com procedimentos definidos pelo Banco Central.

O momento parece ser de aproximação entre fintechs e operadoras de telecom. 

Recentemente, a TIM e o C6 Bank fecharam um acordo pelo qual vão fazer ofertas combinadas de serviços bancários digitais e de telecomunicações aos clientes.

O acordo prevê a possibilidade de explorar sinergias de canais de venda e de pagamento para distribuir ofertas e reduzir custos. As empresas pretendem aumentar suas bases de usuários e aumentar a fidelidade deles.

Dependendo da evolução dos resultados, a operadora poderá se tornar acionista minoritária do C6 em um mecanismo de remuneração baseado em objetivos.

Leia mais 6z23s

UNIÃO

TIM e C6 terão oferta conjunta 4d6bq

Há 1885 dias
IDEIAS

Infraestrutura de TI como plataforma para inovação 1h5oh

Há 1851 dias
NUVEM

TIM Brasil fecha acordo com Google Cloud 14x14

Há 1856 dias
CONSUMO

Oi inaugura fazenda de energia solar r4s66

SOLUÇÃO

Gemelo pronta para fazer UTIs 5j2c17

CONEXÃO

Oi expande fibra ótica no Sul e Centro-Oeste 4073f

SAÚDE

Diretoria da Oi testa negativo para Covid-19 34z36

CORONAVÍRUS

Salesforce cancela evento em São Paulo f223e

BRASIL

Coronavírus chegou. Setor de TI vai fazer algo? 1g3x6g

NOVATAS

Sebrae anuncia 50 selecionadas do Startup SC 2u6n4i