NUVENS INTEGRADAS

Oi e Portugal Telecom na Intercloud da Cisco 6r122g

Com a iniciativa, duas operadoras integrarão seus data centers à nuvem da Cisco. 254e4j

07 de outubro de 2014 - 18:14
Aviãozinho da Oi rumo à nuvem da Cisco. Foto: divulgação.

Aviãozinho da Oi rumo à nuvem da Cisco. Foto: divulgação.

A Oi e a Portugal Telecom uma parceria com a Cisco para integrar o programa Intercloud, rede mundial de nuvens interligadas desenvolvida pela fabricante de switches.

Com a iniciativa, as operadoras integrarão seus data centers, dentro e fora do Brasil, incluindo o recente centro inaugurado em Covilhã, em Portugal.

No total, o programa Intercloud já soma mais de trinta empresas participantes, somando mais de 250 data centers em 50 países e favorece o plano da Cisco de atender às exigências de seus clientes para uma plataforma em nuvem híbrida distribuída mundialmente.

Segundo destacou a Oi em nota, a integração disponibilizará uma oferta de nuvem híbrida de elevado valor e potencial, com a possibilidade de prover serviços cloud com o armazenamento local, garantindo a soberania dos dados.

"Espera-se que este mercado seja uma das principais alavancas de crescimento do segmento de computação em nuvem, com taxa prevista de cerca de 30% nos próximos anos, devido à criticidade nos momentos de transição do ciclo de vida de clientes de serviços de computação em nuvem", afirmou a empresa.

Entre as vantagens apontadas pela Oi estão a extensão segura de data centers, mobilidade de workloads, ambiente de one-stop-shop para soluções, SLAs fim-afim, assim como ambientes e workloads heterogêneos.

Outras empresas de grande porte que fazem parte da Intercloud são Deutsche Telekom, British Telecom e Equinix. Projetada para cargas de trabalho de aplicações de alto valor, com análises em tempo real e escalabilidade "quase infinita", a abordagem aberta da Cisco para a Intercloud permite hospedagens locais e opções de provedores locais.

A Deutsche Telekom (DT) e a Cisco anunciaram a expansão de sua parceria com a implantação de módulos de Intercloud nos data centers da DT, na Alemanha, que serão operados pela T-Systems, a unidade de soluções de sistemas da companhia.

Já a T-Systems vai oferecer Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service - IaaS) para clientes corporativos em toda a região europeia.

Ao entrar em um círculo composto de grandes nomes mundiais da telecom, a Oi pretende reforçar a sua oferta cloud, depois de diversas tentativas de ganhar maior participação de mercado. No ano ado, a empresa firmou uma parceria com a Go2Next, empresa paulista especializada em serviços de computação em nuvem.

Entretanto, o desafio é grande, principalmente quando o assunto é ter a confiança dos CIOs. De acordo com um estudo da Frost & Sullivan com 121 diretores de tecnologia de médias e grandes empresas do país, as telcos ficam na lanterninha quando o assunto é cloud.

As teles detém a confiança de apenas 30% dos entrevistados – enquanto 20%, um em cada cinco, sustentou que não confiaria no serviço fornecido pelas operadoras. A liderança do ranking é das fornecedores do ramo especializado em datacenters, preferidos por 70% dos entrevistados.

Leia mais 6z23s

INFRAESTRUTURA INTEGRADA

Red Hat e Cisco se unem por OpenStack 1g473w

Há 3909 dias
FUTEBOL

Netshoes opera loja virtual do San Lorenzo 4ck49

Há 3909 dias
ALÉM DAS TELECOMUNICAÇÕES

Huawei também quer ser gigante em TI 5325l

Há 3903 dias
ACORDO

Stefanini venderá Samba Tech 3x1948

REFORMULAÇÃO

EMC estuda fusão com rival 5t6g52

CHAMBERS FALA

CEO da Cisco não quer comprar EMC 1d2n64

OPEN WORLD 2014

Oracle leva database para a nuvem 4s5l5p

DATA CENTER

Cisco: 30 novos parceiros na Intercloud 56yi

MARK HURD FALA

Oracle e o desafio atual dos CIOs 5e347

FOCO EM CLOUD

Advanced IT quer triplicar em serviços 29vq