
Rede promete mais velocidade e preços mais baixos. Foto: Divulgação.
A Oi e o governo do Amapá inauguraram, nessa segunda-feira, 17, uma rede de fibra óptica para o fornecimento de internet banda larga que promete ter alta velocidade e preços mais baixos.
Para instalação, a operadora e o governo contaram com a parceria da Eletronorte, Guyacom e Telebras.
São 800 quilômetros no Amapá e na Guiana sa. Desse total, 400 quilômetros fazem parte de uma rede da Eletronorte, gerenciada pela Oi.
Outro trecho de 250 quilômetros foi construído entre Calçoene e Oiapoque. A partir dessa última, a transmissão é feita pelo território da Guiana sa até Cayenne, por uma conexão de cerca de 200 quilômetros da Guyacom.
Por um cabo submarino, a estrutura segue até Fortaleza, no Ceará, para consolidar a ligação da fibra ao restante da rede brasileira.
O local trouxe alguns desafios para as empresas pelas questões geográficas e climáticas por atravessar uma área de floresta na região amazônica.
De acordo com a Oi, essa iniciativa faz parte do planejamento da companhia de realizar obras de infraestrutura de telecomunicações em áreas de floresta tropical e chuvas intensas.
O serviço oferecido anteriormente era de conexões de até 1MB, agora são oferecidas velocidades de 2MB e 5MB.
A banda larga por fibra será oferecida em sete municípios: Macapá, Oiapoque, Calçoene, Ferreira Gomes, Tatarugalzinho, Amapá e Santana.
Além disso, a rede será conectada a outras seis cidades: Itaubal, Cutias, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Serra do Navio.
Com a fibra óptica, o Amapá poderá ser incluído ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). As ofertas pelo programa serão disponibilizadas até o fim deste ano.
O estado do Amapá tem 143.453 km² e 668.689 habitantes, segundo dados do IBGE de 2010. Desse total, 499.116 pessoas residem na capital Macapá e no município de Santana.