PESQUISA

Operadoras não entendem os jovens gg5q

Para 88% dos adolescentes de 15 a 18 anos, essas empresas não entendem nada. 3r5t1z

14 de abril de 2016 - 17:50
Adolescentes e seus celulares, uma paixão. Foto: Shutterstock

Adolescentes e seus celulares, uma paixão. Foto: Shutterstock

Uma pesquisa global encomendada pela Amdocs, fornecedora de sistemas de e ao negócio de empresas de telecomunicações, mostra a desconexão entre os players desse mercado e os jovens.

Para 88% dos adolescentes de 15 a 18 anos, essas empresas não compreendem seu estilo de vida e não desenvolvem serviços focados neles.

O estudo ouviu 4,2 mil jovens em 10 países (Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Índia, Filipinas e Cingapura) e foi realizado em março deste ano.

Entre os entrevistados, 87% tem um smartphone com plano de internet incluso. Os custos da conta de telefonia são responsabilidade dos pais de 76% dos jovens ouvidos pela pesquisa.

“Mesmo sem pagar a conta, os jovens tem influência na escolha da provedora de serviços, por isso é importante que as empresas conheçam esse público”, explica Daniela Perlmutter vice-presidente de marketing da Amdocs.

A pesquisa da Amdocs é cheia de dados que mostram o grau de dependência dos adolescentes da conectividade representada pelos smartphones.

Quando não estão conectados, 56% deles se sentem solitários. Ao mesmo tempo, essa sensação acontece com apenas 52% dos adolescentes quando estão longe da família.

Mesmo com a importância do o à internet móvel em sua rotina, os jovens não colocam as operadoras entre suas empresas de comunicação preferidas, dados que reforçam o temor das operadoras de se tornarem empresas de utilities.

Entre os entrevistados, 60% disseram amar o Google, enquanto 48% colocaram o Facebook na lista. Outros 47% citaram a Apple entre as empresas amadas e 42% lembraram do WhatsApp. As operadoras foram colocadas entre as amadas de 36% dos adolescentes.

Para mudar essa realidade, a Amdocs lançou novas ferramentas em seu portfólio CES 10. A empresa baseia as ofertas em quatro pilares: transformação digital, negócios diversificados, empoderamento de dados e agilidade nos serviços.

Na área de atendimento ao cliente, a empresa expandiu o Amdocs Care and Commerce para atender de forma mais natural os clientes que am de um canal de comunicação para o outro. 

Outra novidade se encaixa no modelo do consumo dos jovens, em que a compra virtual é mais comum em vários segmentos, com o desapego a produtos físicos de música, leitura ou vídeo. 

No caso de filmes, por exemplo, os jovens utilizam mais de uma forma de consumo. Entre os entrevistados, 53% assistem a filmes via streaming, enquanto 17% fazem do conteúdo. 

Segundo a vice-presidente de marketing da Amdocs, novos modelos de negócio são necessários para que as operadoras acompanhem os hábitos dessa geração.

Assim, a empresa inclui em seu portfólio o Amdocs Multi-Play Entertainment, que permite que os provedores de serviços ofereçam uma experiência unificada de e, e-commerce e monetização conteúdos como vídeo on demand, música e jogos.

A empresa ainda oferece uma solução focada em monetização de uso ocasional, para a venda esporádica de conteúdo , que pode gerar s futuras de maior valor. 

Na área de big data, a Amdocs conta com o Data Hub, uma plataforma de gerenciamento de dados baseada em Hadoop que permite a extração e processamento de dados com analytics.

Para Daniela Perlmutter, os clientes da geração Z farão com que as operadoras precisem analisar cada vez mais informações, pois o smartphone se tornou parte da identidade dos adolescentes. 

“Com o uso intenso de redes sociais e a importância do smartphone na construção da identidade dos jovens, as operadoras tem mais pontos para conectar na hora de conhecer os consumidores, como perfil, uso de dados, conteúdos específicos e emoções”, relata.

O Amdocs Data Hub é pré-integrado a coletores de dados que registram interações com o cliente, compras, uso de dados e contas, bem como experiência na rede. Assim a empresa pode oferecer ofertas personalizadas e promoções que se encaixem no perfil dos clientes.

Com 32 anos de mercado, a Amdocs tem mais de 24 mil funcionários em 90 países. No ano fiscal de 2015, a empresa faturou US$ 3,6 bilhões.

* Júlia Merker cobre o Amdocs Americas Summit em Orlando a convite da Amdocs.

Leia mais 6z23s

TELECOM

Usuários trocam dados por benefícios j2f2g

Há 4351 dias
CONTRATAÇÃO

Triad Systems tem nova diretora comercial 4b5p44

Há 3942 dias
ESTUDO

4G pode esgotar capacidade em 3 anos 651f1b

Há 3761 dias
GERENCIAMENTO DE DADOS

Telefônica: big data com Amdocs 6o3i2l

E AO NEGÓCIO

Amdocs assume BSS da Oi 73g64

INTERNET

Linktel fornece wi-fi para a BR-040 6q516z

AMDOCS

Telecom: quando e como ser digital? 594u5l

MOBILE

Oi: app de segurança com FS 3f3w20

CARREIRA

Zenvia: novo diretor de negócios corporativos 2n272