
Safra A. Catz, CEO da Oracle (Foto: Divulgação)
A Oracle anunciou a oitava edição do programa educacional Oracle Next Education (ONE), voltado para a capacitação de talentos em tecnologia e inteligência artificial.
Projetado para suprir a demanda por programadores e especialistas na América Latina, o projeto tem como objetivo formar 40 mil especialistas até 2025 em conjunto com a Alura e com a Faculdade de Informática e istração Paulista (FIAP).
Nesta edição, o programa contemplará conteúdos voltados para inteligência artificial e especializações em ciência de dados e back-end com mais de 700 horas de conteúdo de forma 100% on-line.
O programa está estruturado em duas etapas: a Tech Foundation, com duração de sete meses, e a Tech Advanced, com duração de três meses.
Na primeira parte, os alunos terão o à introdução à programação, treinamento em engenharia de prompt aplicada e especializações em ciência de dados com Python e IA ou back-end com Spring.
A segunda etapa é o momento da formação avançada em tecnologia, incluindo bancos de dados com MySQL, IA generativa para análise e automação e Oracle Cloud Infrastructure (OCI), com preparação para a certificação de OCI Foundation.
Os estudantes com destaque e que completam todas as jornadas educacionais da Tech Advanced podem ingressar na comunidade AlumniONE para ex-alunos e usufruir de benefícios como o ao EmpregaONE, plataforma com oportunidades de emprego, networking e orientação para desenvolvimento de carreira.
Os alunos e alunas formados também têm o ao CareerUP, da FIAP, um programa de dois meses voltado para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, marketing pessoal e temas como diversidade e inclusão.
Além disso, os alunos contam com a Luri, a inteligência artificial da Alura que utiliza a tecnologia da OpenAI para acompanhar a jornada de aprendizagem dos estudantes, ajudando-os a sanar dúvidas e aprofundar o conteúdo aprendido.
Os interessados em participar do Oracle Next Education podem se inscrever e obter mais informações sobre os requisitos de participação no site do programa.
Em cinco anos, mais de 511 mil estudantes se registraram no ONE em 14 países na América Latina. Destes, 91,8 mil se formaram e 12,7 mil conseguiram emprego, gerando um impacto econômico anual estimado em US$ 108 milhões em salários na região.