
Renata Zanuto (Foto: LinkedIn)
A Oracle acaba de contratar Renata Zanuto, ex-co-líder do Cubo Itaú, para dirigir sua nova área chamada Innovation Ecosystem Development, dedicada a startups, clientes e ecossistema a nível América Latina.
Zanuto liderou no Cubo entre 2017 e 2022, período em que o hub construiu uma comunidade de mais de 350 startups. Desde a sua saída, a executiva vem se dedicando a três atividades paralelas.
A profissional apresenta o podcast "Fazer Diferente, Faz Diferença",voltado a mulheres no mundo dos negócios, é conselheira da Artse Vinhos e embaixadora brasileira da Mana Tech.
Antes do Cubo, Zanuto atuou na IBM por mais de 10 anos, onde foi desde estagiária de marketing até líder do ecossistema de desenvolvedores e startups para o Brasil.
Com mais 18 anos de carreira, a nova diretora da Oracle é graduada em istração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
“Vou continuar fazendo o que amo: empoderar startups, conectar empresas e enriquecer o ecossistema, gerando excelentes oportunidades de negócios para todos – startups, clientes e parceiros”, afirma Zanuto.
Segundo a Oracle, a nova área foi desenvolvida para trazer uma exploração sistematizada de inovação, estabelecendo redes de relacionamentos para fortalecer associações com hubs, fundos de investimentos, investidores, aceleradoras e outros atores-chave no ecossistema.
"Trata-se de uma evolução natural do nosso apoio à inovação regional. Pretendemos acompanhar ainda mais de perto o desenvolvimento das startups, contribuindo para seu sucesso e, ao mesmo tempo, gerar valor para o ecossistema e nossos clientes," afirma Leandro Vieira, vice-presidente de high tech e AI para América Latina na Oracle.
A contratação de Zanuto foi anunciada pela Oracle durante o Oracle CloudWorld, seu evento global que, neste ano, acontece em paralelo com o SuiteWorld, da subsidiária Netsuite. Juntas, as agendas reuniram mais de 25 mil pessoas de 150 países em Las Vegas durante os dias 9 e 12 de setembro.
A Oracle foi fundada em 1977 e soma mais de 400 mil clientes em 21 indústrias. O faturamento da multinacional é divulgado globalmente e, no ano fiscal de 2023, foi de US$ 50 bilhões, alta de 18% em relação ao período anterior.
No Brasil, a americana tem clientes como Vivo, Grupo Bimbo, Petz, Anima Educação, Globo, B3, Itaú, Bradesco, TIM, Oxxo, iFood, Facily, Grupo Herval, SkyOne, Mutant, Mercado Eletrônico, Sambatech, Suzano e WildLife.
*Luana Rosales participou do CloudWorld e do SuiteWorld, em Las Vegas, a convite da Oracle.