
A Oracle anuncia que o Oracle Database 11g e Oracle Solaris 11 executados no servidor Sparc T4-4, também da fabricante norte-americana, superaram similares da HP e IBM, obtendo o melhor desempenho do mercado em fator de escala de 3TB, conforme benchmark TPC-H.
Com isso, a linha Sparc T4 soma 12 recordes mundiais em várias cargas de trabalho empresariais críticas e benchmarks padrão do setor, garante um comunicado divulgado pela Oracle.
O TPC-H avalia o desempenho de vários sistemas de BI/data warehousing para diversos tamanhos de bancos de dados padrão, chamados fator de escala (SF, na sigla em inglês).
“O Oracle Database 11g Release 2 e o Oracle Solaris 11, primeiro sistema operacional (OS) para cloud computing, executados em um servidor Sparc T4-4 com quatro processadores SPARC T4 de 3 GHz, alcançaram resultado de 205.792 QphH@3000GB com preço de US$ 4,10/QphH@3000GB”, detalha o comunicado.
Ainda segundo a fabricante, o preço é 36% mais baixo por consulta que o apontado pelo resultado mais recente da IBM em um servidor Power 780 de oito processadores rodando Sybase.
Já em comparação com o melhor resultado da HP na categoria SF de 3TB, a solução da Oracle oferece desempenho 2,5 vezes mais rápido e é capaz de carregar o conjunto de dados completo na metade do tempo usado por um servidor HP DL980, executando o Microsoft SQL Server, garante o texto.
“As matrizes Sun Storage 2540-M2 da Oracle proporcionam uma configuração de I/O (entrada/saída) equilibrada, que permitiu ao Oracle Database alcançar throughput (taxa de transferência) de I/O de 17 GB/segundo e executar funções de atualização com rapidez até 3,4 vezes maior que a da IBM e até 3,2 vezes maior que a da HP (1,2,3)”, informa a Oracle.