CONECTA

Paraná cria rede social para professores 41c5s

Conecta é a primeira rede social para professores oferecida por um órgão governamental no Brasil. 4v4s1z

04 de julho de 2014 - 12:00
Foto: São mais de 880 professores na rede. Foto: Hedeson Alves/Seed

Foto: São mais de 880 professores na rede. Foto: Hedeson Alves/Seed

Os professores do sistema de ensino do governo paranaense contam com uma plataforma exclusiva para trocarem informações e ideias sobre educação na internet. Criado em fevereiro desse ano, a Rede Conecta é a primeira rede social para professores oferecida por um órgão governamental no Brasil.

Desenvolvida pela Secretaria da Educação do estado, o projeto tem a coordenação do diretor de políticas e tecnologias educacionais da secretaria da educação, Eziquiel Menta.

“Com a vinda dos tablets para os professores, concedidos pelo governo, alguns professores fazia o uso trivial da tecnologia, muitas vezes, focando na utilização pessoal. A partir disso, percebemos que era possível ir além”, comenta Menta.

O diretor de políticas e tecnologias educacionais da secretaria de educação do estado do Paraná afirma que o estado tem um total de 2.100 escolas. Todas as escolas estão conectadas a internet, por banda larga ou rádio. 66% contam com conexão de fibra óptica.

A primeira iniciativa foi oferecer um curso sobre mobilidade para a rede de 73 mil professores, gratuitamente, onde é ensinado desde os princípíos básicos até a aplicação da tecnologia em sala de aula.

A partir daí os pedagogos propam a criação de um espaço para compartilhar o conteúdo e materiais relacionadas à tecnologias educacionais. Com isso se deu a criação da rede social, que foi codificada em Elgg, plataforma para o desenvolvimento de redes internas.

A tática adotada pelo diretor é bem similar a que o Orkut utilizou em seu início no país: convites. Para garantir que só professores usem a plataforma, os professores que já fazem parte dela podem enviar convidar para outros colegas.

A reportagem do Baguete teve o a plataforma e constatou que o layout da rede social é muito similar ao Facebook. No entanto, é visível que todas as ações internas são unicamente voltadas para fomentar o debate e o compartilhamento de temáticas relacionadas a sala de aula.

No Conecta os professores também podem criar fóruns, enquetes e pesquisar informações em outras secretarias de Educação, Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por exemplo.

A ferramenta também disponibiliza um app de mensagens em tempo real e possibilita que outras redes sociais sejam vistas pelo próprio ambiente virtual do Conecta.

Atualmente a rede online concentra 880 educadores, formada por docentes e outros profissionais de educação. A meta de Menta é chegar a 5 mil usuários até o final do ano.

A grande cartada do sistema é permitir que os professores de qualquer localidade ou campo de atuação façam parte da plataforma. Eziquiel comenta que já há participantes de três estados diferentes do Paraná.

Para o futuro, a secretaria pode implantar esse sistema para os alunos, a fim de promover o compartilhamento de conhecimento. Além disso, eles pretendem aplicar conceitos de gamificação, liberando funcionalidades para os usuários mais ativos nos debates.

Leia mais 6z23s

ESPECIALIZAÇÃO

Curso em Gerenciamento de Projetos de TI 25z6k

Há 4140 dias
SOLUÇÕES

Teltec: acordo com DOT para educação 684m1q

Há 4132 dias
START-ED NAS ESCOLAS

Lemann busca startups de educação 591g41

Há 4105 dias
2 + 2 = ?

Brasil entre os piores em testes de raciocínio lógico 3x6l27

INTERNET

Paraná: sete cidades com banda extralarga 3e1f52

CERTIFICAÇÃO

Data center da Celepar é Tier 3 5u3q3j

ETIQUETAS

Paraná Supermercados automatiza com Seal 3696o

ENSINO VIA SMS

TIM: e-learning de educação e bem-estar 1u1tm

RANKING

Financial Times elege escolas brasileiras 40646x

APORTE DE R$ 20 MIL

Seleção de projetos para educação 5l3ho

EVENTO

Curitiba Social Media acontece no fim de semana 6i5c1q