
Foto: divulgação.
A Petrobras vai destinar cerca de R$ 2,3 milhões, ao longo de dois anos, ao projeto Janelas para o Amanhã, voltado a ampliar a inserção de cerca de 50 mil estudantes e profissionais no meio digital nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Desde março de 2021, a companhia já doou mais de 8 mil computadores para 279 escolas públicas de 36 cidades nos três estados. No total, deverão ser doados mais de 9 mil computadores, que am por recondicionamento após serem usados na empresa.
Além das doações, o projeto inclui uma capacitação em tecnologia da informação através da Recode, uma das maiores ONGs focadas em inclusão digital no país.
A ação tem o objetivo de qualificar 2,2 mil alunos e 2 mil professores da rede pública de ensino. Para os estudantes do ensino médio, o treinamento é voltado para auxiliar na inserção no mercado de trabalho.
A formação já contou com 476 participantes e outros 365 inscritos devem concluí-la nos próximos meses.
No último fim de semana, o projeto realizou um hackathon voltado a alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na competição 100% on-line, que envolveu mais de 400 participantes, os estudantes foram divididos em 35 equipes e tiveram que propor soluções para desafios sobre educação e empregabilidade.
Eles tiveram o apoio de mais de 100 profissionais de diferentes áreas de atuação, como professores, empregados voluntários da Petrobras e outros especialistas do mercado convidados, que realizaram mentorias e ajudaram na elaboração dos trabalhos.