POUPANÇA

PL propõe uso do FGTS para compra de veículos 2240h

Projeto que tramita na Câmara dos Deputados busca aquecer mercado automotivo nacional. 2e485n

13 de janeiro de 2023 - 10:48
Montadoras já pressionavam o Governo sobre questões tributárias (Foto: Depositphotos/Wavebreakmedia)

Montadoras já pressionavam o Governo sobre questões tributárias (Foto: Depositphotos/Wavebreakmedia)

Está tramitando na Câmara de Deputados um novo Projeto de Lei (PL) que propõe o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de veículos novos e usados.

Criado em 1966, o FGTS nasceu com o propósito de proteger trabalhadores formais de demissões sem justa causa e financiar a construção de imóveis.

O programa funciona como uma poupança abastecida pelo empregador, que hoje pode ser resgatada exclusivamente no caso de demissão, aquisição de imóveis e tratamento de doenças graves.

A alteração, que a a incluir automóveis na lista de saques, foi sugerida à Câmara pelo deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (União) em outubro do ano ado.

O objetivo é aquecer o mercado automotivo brasileiro, afetado pela redução do poder de compra dos consumidores.

Em 2022, o país registrou queda de 0,7% nas vendas do setor, com um total de 2,1 milhões de veículos zero quilômetro comercializados, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Mesmo assim, a produção cresceu 5,48% em relação a 2021, com mais de 2,3 milhões de automóveis fabricados.

Outra justificativa é criar postos de trabalho e viabilizar a prestação de serviços de transporte por aplicativo, hoje liderada pela Uber no Brasil.

Todas essas finalidades estão alinhadas a um desejo antigo das montadoras de aumentar as vendas no país, como aponta o site Automotive Business.

No início deste ano, com o empossamento do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Anfavea preparou uma agenda de discussões para tratar com o novo governo, focada especialmente na questão tributária, como reporta o Valor Econômico.

Uma das queixas, também antiga, girava em torno do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que, para Márcio Lima Leite, presidente da entidade, afasta o crédito dos consumidores em um cenário em que o brasileiro tem difícil o ao financiamento.

O próximo o do projeto de lei será a análise em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho; istração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia mais 6z23s

AUTO

Toyota vende carros com Sem Parar 5d3u1i

Há 864 dias
MOBILIDADE

Tecnopuc sediará Chaevi no Brasil 5yh1c

Há 903 dias
KAPUTT

Mega roubo de dados na Continental 2n412c

Há 912 dias
ALUGUÉIS

Localiza migra para AWS 5t62

INOVAÇÃO

LocalizaLabs inaugura prédio em BH jz4q

DRONES

XMobots recebe aporte da Embraer 23j2e