.jpg?w=730)
André Petenussi, CTO da Localiza. Foto: LinkedIn.
A Localiza, considerada a maior empresa de aluguel de veículos da América Latina, escolheu a Amazon Web Services (AWS) como sua plataforma prioritária de computação em nuvem.
Atualmente, a companhia possui 60% de seu ambiente tecnológico balanceado entre um data center próprio em Belo Horizonte e collocation de um fornecedor não revelado, além de ambiente de disaster recovery em nuvem.
Todas as aplicações de tecnologia e sistemas da Localiza estão hospedadas nestes ambientes, que serão desativados com a adoção da nuvem.
“Migrar para a AWS fez muito sentido para nós porque a abordagem da empresa coincide com o desejo de transformação digital que a Localiza está adotando, que é modernizar a forma com que levamos e geramos valor aos nossos clientes. Além disso, tanto a Localiza quanto a AWS colocam o cliente na centralidade dos negócios, sendo esse um dos motivos fundamentais da nossa decisão”, explica André Petenussi, CTO da Localiza.
O executivo conta que a jornada de transformação da companhia começou ainda em 2019, com a internalização da tecnologia, adoção de novo modelo operacional ágil para desenvolvimento e entrega de produtos e a criação do LocalizaLabs.
“Avançamos na nossa modernização, agora, no que tange à infraestrutura, ao migrarmos para nuvem e modernizarmos nosso ambiente computacional. Nesse sentido, a colaboração com a AWS vem para somar e proporcionar um ambiente mais estável, mais ágil, com redução de incidentes e maiores chances de oferecer experiências mais qualificadas aos nossos clientes”, espera Petenussi.
Segundo a AWS, a migração para a nuvem possibilita à Localiza realizar experimentações rapidamente, escalar com velocidade sem necessidade de grandes investimentos e acelerar o ciclo de desenvolvimento de seus softwares.
“Fazer parte dessa transformação digital da empresa, e do mercado automotivo como um todo, nos faz perceber que a pergunta não é se as organizações vão para a nuvem, mas quando e como”, afirma Cleber Morais, diretor geral para o setor corporativo da AWS no Brasil.
O processo de migração será ado pelo programa de treinamentos oficiais da AWS, proporcionando formação e certificação de cloud practioner (nível básico), arquitetos de soluções, DevOps, SysOps s e demais especialistas em cloud.
A Localiza quer aproveitar a mudança para reter e atrair talentos tecnológicos para o Labs.
Em 2023, a companhia prevê uma edição do Programa Meu Futuro é Tech, junto com a AWS, para capacitar em nuvem e programação, de forma gratuita, pessoas que se graduaram no ensino médio em escolas ou instituições públicas.
A expectativa é formar 20 mil pessoas e possibilitar a certificação AWS de 250 novos profissionais na área. O conteúdo será on-line e aberto para inscrições em todo território nacional.
Fundada em 1973, a Localiza é atualmente a maior locadora de veículos do Brasil. Após a fusão com a Unidas, em setembro de 2021, a empresa concentra 72% no mercado de aluguel de carros no país, com valor de mercado de mais de R$ 50 bilhões.
São cerca de 11,6 mil funcionários, 12 milhões de clientes, uma frota de 274,3 mil veículos e 621 agências em 406 cidades.
Atuando há 16 anos, a AWS tem mais de 200 serviços a partir de 87 zonas de disponibilidade em 27 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 21 zonas de disponibilidade e mais sete regiões da AWS na Austrália, Canadá, Espanha, Índia, Israel, Nova Zelândia e Suíça.
A companhia tem milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais. No Brasil, a lista conta com nomes como Agi, Banco Inter, Itaú Unibanco, Grupo Boticário, BTG Pactual, C&A, C6 Bank e Cielo, entre outros.