
A prisão é um desdobramento da operação Dark Cloud. Foto: Polícia Federal
Um brasileiro suspeito de integrar o grupo hacker internacional Lapsus$ foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 19, em Feira de Santana, na Bahia.
O grupo é conhecido pelo ataque contra o Ministério da Saúde no final do ano ado e outros órgãos federais, como Ministério da Economia, Controladoria-Geral da União e a Polícia Rodoviária Federal.
Empresas como Americanas, Submarino e Localiza também já foram alvo de ataques pelo Lapsus$.
Segundo a Polícia Federal, a prisão é um desdobramento da operação Dark Cloud, deflagrada em agosto deste ano, que teve como objetivo coletar elementos informativos que apuram atividade de possível organização criminosa formada com a finalidade de promover ataques cibernéticos.
As investigações começaram em dezembro de 2021, quando o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde havia sido atacado, tendo seus arquivos e dados roubados.
Conforme o governo, os crimes apurados no inquérito policial são: organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento.
Também foi constatado a prática de corrupção de menores e de lavagem de capitais.