LOGÍSTICA

Porto de Paranaguá automatiza processos 736658


13 de setembro de 2013 - 09:49
Aí vem mais um monte de fertilizante. Foto: APPA

Aí vem mais um monte de fertilizante. Foto: APPA

A istração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) modernizou o sistema de conferência das cargas de fertilizantes, em um projeto desenvolvido em parceria com a Celepar.

Foram retiradas as inserções manuais de dados no sistema, que geravam erros por dificuldade de leitura.

O principal ganho é que os terminais podem emitir as notas fiscais eletrônicas de cada caminhão, antes mesmo do veículo chegar ao destino.

A Appa instalou cinco contêineres-escritórios na faixa do cais, que são utilizados pelos conferentes das cargas. Todos os navios de fertilizantes que chegam ao porto têm suas cargas loteadas para diferentes destinos.

É trabalho do conferente verificar o destino do lote, informar isso no sistema e encaminhar o caminhão para a balança. Antes, esta ação era toda manual.

Agora, com a integração e informatização do sistema, a transferência de dados é eletrônica e ao chegar à balança o caminhão a apenas pela aferição do peso, sem riscos de envio do lote para o destino errado em função de dificuldade de leitura do canhoto.

“O sistema é 100% seguro. Eliminamos as falhas que atrasavam o processo. Nosso intuito é automatizar cada vez mais as operações no porto”, afirma o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino.

A automação no sistema é resultado das reuniões periódicas realizadas entre a Appa, operadores portuários, importadores e Sindiadubos. Nestas reuniões são verificadas as falhas do sistema e busca-se encontrar soluções para aprimorar cada vez mais os processos.

A importação de fertilizante pelo Porto de Paranaguá, no primeiro semestre, representou perto de 50% da importação brasileira do produto, com quase 5 milhões de toneladas.

Leia mais 6z23s

MONITORAMENTO

USP desenvolve simulador de manobras de navios 5o1m17

Há 4513 dias
PORTO SEGURO

Santos Brasil monitora portos com Digifort 2k6m4

Há 4687 dias
LOGÍSTICA

GAT gere armazéns com Store Automação 2b3u49

PARCERIA

IBM e Systax: solução para cadeia logística 6w5z5m

QUALIDADE

Celepar: MPS-SW e nova cultura de sistemas 5i6b