
Trânsito na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A prefeitura do Rio de Janeiro adotou o Radar, sistema de multas desenvolvido pelo Serpro, para melhorar sua gestão de infrações de trânsito.
O sistema realiza toda a gestão das infrações, desde o seu registro até o envio, cuidando também da defesa, pagamento e descontos — o que ajuda a prefeitura a ter mais transparência e controle das multas, evitando erros e inconsistências.
Além disso, a integração dos procedimentos traz economia com infraestrutura, recursos humanos, tempo e burocracia.
"A adoção desse sistema vai gerar vantagens para o cidadão, como o desconto no pagamento da multa, e para a prefeitura, que reduzirá o tempo de processamento das infrações", explica Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro.
Na prática, o agente de trânsito faz a autuação via aplicativo e a multa é automaticamente registrada e processada pelo sistema.
Já quando a infração é transmitida pelo talonário eletrônico, o motorista é notificado em tempo real pelo celular através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O sistema também fornece relatórios com geolocalização com dados em tempo real, o que ajuda os gestores públicos a melhorarem o trânsito na cidade.
Conforme a Serpro, a solução possui diversos sistemas interligados, como tecnologia de impressão das infrações junto aos Correios; comunicação com a rede de agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal; e comunicação com os sistemas dos bancos, que irão receber o pagamento e informar ao município.
Operadoras de radares e barreiras eletrônicas também são integradas ao sistema, o que permite a auditoria das imagens pelos funcionários do órgão.
A adesão do Rio de Janeiro, que vinha avaliando a ferramenta há cinco anos, é um o importante para o Serpro.
O Rio de Janeiro se torna de longe o maior cliente do Radar, uma solução lançada em 2017 que roda hoje em 54 cidades, incluindo capitais de menor porte como São Luís, Teresina, Macapá e Boa Vista.
Além das cidades, o Radar também tem como clientes quatro Detrans e três Departamento de Estradas de Rodagem (DERs).