
Cleber Prodanov assume a recém criada Pró-reitoria de Inovação (Proin) da Feevale. Foto: Divulgação.
Cleber Prodanov, ex-secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul no governo Tarso Genro (PT), retornou para a Feevale para assumir a recém criada Pró-reitoria de Inovação (Proin) da universidade de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Com a entrada de Prodanov, foi desmembrada a pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que tem à frente o professor João Alcione Sganderla Figueiredo e a a ser denominada Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp).
Prodanov é um profissional de carreira da Feevale, onde entrou como professor ainda em 1995 e ou por uma série de cargos, incluindo a presidência do parque tecnológico Valetec, que volta a figurar entre as suas responsabilidades.
O profissional fez uma boa gestão na SCIT, tornando-se o recordista de permanecimento no cargo (todos os 48 meses do governo Tarso) superando em 10 meses o recordista anterior, Kalil Sehbe, nomeado pelo então governador Rigotto (PMDB).
Em abril desse ano, a reportagem do Baguete averiguou que o valor total disponibilizado por meio da SCIT e da Fapergs no Rio Grande do Sul chegava a R$ 436 milhões.
Com a derrota de Genro nas últimas eleições, Prodanov acabou não tendo uma chance de dar continuidade ao trabalho (ou de rumar para outro posto na istração pública).
O novo governador, José Ivo Sartori (PMDB), no entanto, decidiu fechar a SCIT e unir a secretaria com a de Desenvolvimento, comandada pelo ex-prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.
Ainda não foi definido quem será a pessoa que ocupará o cargo no organograma da nova secretaria que terá como responsabilidade as antigas funções da SCIT.