SAP

RDS é redondinho para o Sul 6e2129

SAP vê implantações rápidas como oferta perfeita para o mercado exigente da região. 4g2y21

25 de setembro de 2012 - 15:49
Fabiano Sant´Ana. Foto: divulgação.

Fabiano Sant´Ana. Foto: divulgação.

O Sul, seu fértil mercado de agronegócio e indústrias e seu famoso público ávido por inovação a baixo preço, em pouco tempo, são um dos focos da SAP em sua estratégia de RDS - Rapid Deployment Solutions.

Na região, a multi já tem alguns dos maiores de seus 14 parceiros desta linha de negócios, como a gaúcha ITS e a Resource, que é paulista mas tem operações em Curitiba e Itajaí; e também cases de sucesso em implantações rápidas, como a catarinense Durin e o próprio SAP Labs, mantido pela companhia em São Leopoldo.

DE CASA
A implantação do Labs gaúcho nasceu como referência para o mercado da região e do país, conta Fabiano Sant´Ana, líder de Vendas RDS da SAP Brasil.

“Implantamos em seis semanas uma solução de automatização de custos de energia, que hoje gere recursos como água, luz, gás, biomassa, tudo”, destaca o executivo.

No projeto, a SAP aproveitou para concentrar alguns dos argumentos que pretende abordar no sul: abrangência, eficiência, rapidez e economia.

“O mercado da região tem práticas muito fortes de excelência e muita produção industrial. Por isso, o que importa para este mercado é uma implantação ágil, eficaz e que permita atender a altas demandas logo, para que logo se possa inovar e agregar novos recursos, soluções e módulos aos negócios”, resume Sant’Ana.

Lançado no começo de 2011, o portfólio RDS da SAP já conta com mais de dois mil clientes no mundo, dos quais 154 são latino-americanos.

No Brasil, o número exato não é divulgado, mas além da Durin há nomes como o Bradesco, que adotou soluções de implantação rápida para a parte financeira e agora negocia a expansão para outras aplicações.

E a promessa é de crescimento rápido no mercado local.

“Nos últimos cinco meses tenho visitado uma média de duas a três empresas por dia que já são SAP e querem simplificar projetos com RDS”, avalia Sant’Ana.

Ele lembra que não é preciso já ser cliente da multi alemã para apostar nas soluções rapidinhas: 60% a 70% dos pacotes RDS não dependem de um backoffice SAP, garante o diretor de vendas.

Pacotes que incluem mais de 100 ofertas, nas linhas de ERP, CRM, Hana, All in One, B1 e diversas outras.

O B1, por sinal, é um dos mais fortes apelos da nova estratégia, já que é o ERP da SAP para pequenas e médias empresas, vertical que no Brasil é a menina dos olhos da companhia - só no ano ado a oferta da alemã para o SMB local ou dos 33 mil contratos.

Hoje, dos mais de quatro mil clientes da carteira brasileira, 34% são de pequeno porte e 36%, de médio.

“O Business One nada mais é do que RDS do ERP, é a versão com menor complexidade, mais ível. Agora, que ofetamos B1 no Hana, trata-se só de levar este RDS para a nuvem. É automático, e o mercado SMB só tem a se beneficiar com isso”, comenta Steven Birdsall, líder global de RDS da SAP.

Nem Birdsall, nem Sant’Ana têm dúvidas de que o portfólio Rapid Deployment chega para ganhar, prometendo até mesmo aniquilar todos os demais modelos de implementação da SAP.

“Afinal, se você prefere comprar e implantar o software de forma tradicional, mais complexa, cara e demorada, é uma opção sua”, analisa Bridsall. “O mercado do Brasil tem se mostrado tão aberto que nossa meta de expansão nesta área não baixa de 100%. São soluções de perfeita adaptação e escalabilidade, que interessam a todas as verticais”, finaliza Sant’Ana.

Leia mais 6z23s

RDS

SAP na era do Software as a Bicycle 4t2736

Há 4658 dias
MUITO ALÉM DO B1

SAP cresce a oferta para pequenas 195c3f

Há 4659 dias
1ª DA FILA

Neoris é credenciada para RDS pela SAP 6yw22

CERTIFICADO

ITS é SAP Partner Center of Expertise 2y394

TRÊS MESES

Resource ligeira com SAP! 401d1h

DATA CENTER

SAP Labs terá foco em cloud 3i6m1h

ALEMÃO NO COMANDO

SAP Labs apresenta novo presidente 656c4u

VAPT VUPT

SAP: 60 implementações rápidas no 1T12 a236l

OLHO NO CALENDÁRIO

Oracle lidera atraso na implantação de ERP p5z3e