Fabricantes que quiserem receber o selo de compatibilidade com o Windows 8 da Microsoft poderão ser obrigados a adotar um sistema de “secure boot” nas máquinas, o que pode “impedir” o teste de outros sistemas operacionais na mesma máquina.
O tema é abordado pelo desenvolvedor Red Hat Matthew Garrett em seu blog pessoal.
Segundo o programador, o recurso exigirá do usuário que quiser rodar outra plataforma na máquina uma autorização explícita (na forma de uma criptográfica) do fabricante ou da MS.
Dentro da lógica do secure boot, explica o site BR-Linux, para um executável ou driver rodar, ele precisa estar assinado com a chave correspondente a uma das chaves gravadas no firmware.
“Um sistema que vier apenas com OEM e Microsoft embarcado não vai rodar uma cópia genérica do Linux”, escreve Garrett (cesse o blog nos links relacionados abaixo).
Repercutindo o tema, o jornalista Luis Nassif relembra que o método já é comum em alguns celulares.
Em seu post, Garrett remete para uma apresentação, em princípio da própria Microsoft voltada a desenvolvedores, onde o secure boot é apresentado como um dos novos requisitos de sistema para o Windows 8.
Na apresentação, a MS cita algumas vantagens do sistema, como a redução das probabilidades de ataques como “bootkits, rootkits ou ransomwares”.
Atualmente, o Windows, consideradas todas as suas versões, roda em nove de cada 10 computadores no mundo. Já o Linux, trem 1,07% de share.
O Windows 8 deve ser lançado em 2012.
Na semana ada, a Microsoft liberou uma versão para desenvolvedores do novo sistema operacional, que promete uma revolução na interface do Windows, com foco em dispositivos com tela sensível ao toque, como tablets.
Regra da MS pode barrar Linux em PCs z3610
Fabricantes que quiserem receber o selo de compatibilidade com o Windows 8 da Microsoft poderão ser obrigados a adotar um sistema de “secure boot” nas máquinas, o que pode “impedir” o teste de outros sistemas operacionais na mesma máquina. O tema é abordado pelo desenvolvedor Red Hat Matthew Garrett em seu blog pessoal. 1wp14
22 de setembro de 2011 - 10:13