.png?w=730)
Mais de 400 lojas da marca usam a tecnologia RFID (Foto: Divulgação)
A Renner, varejista brasileira do ramo da moda, venceu o RFID Journal Awards 2023, principal premiação internacional da área de tecnologia de identificação por radiofrequência.
Concorrendo com empresas do mundo todo em Orlando, na Flórida, a companhia foi a primeira colocada na categoria Varejo.
O reconhecimento foi pela implementação de um projeto de gestão, controle, reposição e segurança de estoques usando uma solução RFID desenvolvida com a Sensormatic, do grupo Johnson Controls.
Concluído em 2022, o projeto combina funcionalidades de alarme antifurto com a gestão de dados, possibilitando a atualização do estoque de forma contínua.
A solução automatiza a leitura de tudo o que está disponível, deixando claro em tempo real o volume de cada peça em cada loja.
Hoje, todos os produtos de mais de 400 lojas da Renner no Brasil, Uruguai e Argentina possuem uma etiqueta inteligente que leva um microchip com tecnologia RFID, usando ondas de rádio para gerar e armazenar dados a distância. Todos os dias, são feitas cerca de quatro milhões de leituras.
Com isso, a Renner reduziu de dias para poucas horas o prazo para a realização dos inventários de produtos, além de diminuir em 87% a ruptura de estoques.
A empresa também aumentou em 64% a acuracidade dos estoques, termo para a quantidade física de produtos de fato disponíveis em comparação ao que está registrado no sistema.
A tecnologia também foi implementada em todos os canais de pagamento da varejista, inclusive nos caixas de autoatendimento, de modo a acelerar o fluxo de checkout, evitando o desperdício de tempo para registrar os produtos e retirar os alarmes das peças manualmente.
Constituída em 1965, a Lojas Renner abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa, estando listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3.
Atualmente, são mais de 660 lojas em operação, considerando as marcas Renner, Camicado, Youcom, Ashua Curve & Plus Size e Rea.
Criada em 1966, a Sensormatic tem mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado de varejo, que captam 40 bilhões de visitas de clientes e rastreiam bilhões de itens por ano.
Entre seus clientes, estão nomes como Asda, C&A, Frasers Group, Carrefour, H&M, Lush, Party City, Puma, T Mobile e Wilson.
Iniciado em 2006, o RFID Journal Awards está em sua 17ª edição e tem por objetivo reconhecer companhias que se destacam através do uso bem-sucedido de RFID e Internet das Coisas (IoT) em oito categorias incluindo varejo, manufatura, saúde, logística e cadeia de suprimentos.
No ado, estiveram entre os vencedores empresas como Havan, Grupo Boticário, Volkswagen do Brasil, HP Brasil e Gerdau.