WATSON

Resource leva IA para atendimento 424h2p

Ferramenta para atendimento automatizado utiliza recursos do Watson, da IBM. 724b6h

31 de março de 2017 - 17:32
Roberto Aran, diretor de soluções digitais da Resource. Foto: Divulgação.

Roberto Aran, diretor de soluções digitais da Resource. Foto: Divulgação.

A Resource, multinacional brasileira de serviços de TI, acaba de lançar uma ferramenta para atendimento automatizado que utiliza recursos de inteligência cognitiva da plataforma Watson, da IBM.

O BringTo AI Chatbot é uma solução de RPA (Robotic Process Automation) que executa operações de atendimento. 

“Vivemos o início de uma nova década de disruptura digital, impulsionada por inteligência artificial e automação. O conceito de RPA AI ainda não é muito difundido no mercado e há poucas menções nos principais institutos e consultorias do setor, mas nos adiantamos às demandas e desenvolvemos essa nova oferta”, afirma Roberto Aran, diretor de soluções digitais da Resource. 

O executivo destaca que o BringTo AI Chatbot é uma tecnologia com alto poder de análise e processamento que consegue transformar dados brutos em informação relevante para o negócio.

“Há uma grande sinergia com o Watson, da IBM, de forma que, juntos, os produtos se transformam em uma poderosa solução que permite a automatização com inteligência artificial dos canais de atendimento”, cita Aran.

A empresa que adotar a solução poderá utilizar interfaces já existentes – como Messenger,Skype e Fale Conosco de sua página na internet –, dispensando o custo de desenvolvimento de um canal de atendimento. 

“O BringTo AI Chatbot é uma solução corporativa com características plug and play, ou seja, a infraestrutura já chega pronta para o cliente, que necessita somente compreender os processos e treinar o robô”, completa Aran.

Antes da implementação do serviço, a Resource realiza um mapeamento das situações de atendimento da empresa interessada. Em seguida, desenvolve e configura ações e regras de conduta, de acordo com cada situação. 

Uma vez em funcionamento, a solução a a fazer a interpretação cognitiva das demandas, interagindo com os clientes da maneira previamente estabelecida. O robô também aprende com o ar do tempo e com o surgimento de novas demandas. 

Quando a solução automatizada não souber o que fazer, há uma ação configurada para que um departamento específico da empresa assuma a questão e, em seguida, configure o BringTo AI Chatbot para solucionar a dúvida na próxima vez.

“A nossa solução pode ser configurada até mesmo para interpretar emoções e sentimentos. Pode compreender, desta forma, se o texto escrito é uma bronca ou se o cliente ficou chateado com alguma coisa, por exemplo”, diz Aran.

Além da implementação, a Resource cuida da manutenção, sustentação e possíveis atualizações. A companhia também treina os clientes para trabalharem com o sistema e realiza o monitoramento em tempo real das operações, com KPIs de infraestrutura, performance e business process.

A Resource faturou R$ 435 milhões 2015, uma alta de 5% frente aos resultados do ano anterior. A companhia não divulgou dados gerais de faturamento para 2016 (as previsões eram de manter os 5%).

Com cerca de 2,5 mil colaboradores e mais de 300 clientes, a companhia possui 18 escritórios, com matriz em São Paulo e filiais em Alphaville, Americana, Campinas, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Itajaí e Porto Alegre.

Os recursos de atendimento automatizado do Watson têm sido utilizados em diverso projetos no último semestre - por empresas de diferentes portes.

No início deste ano, a Algar Telecom divulgou a implantação do atendimento cognitivo utilizando a tecnologia IBM Watson. Na fase inicial, a ferramenta com inteligência artificial irá responder aos clientes que entrarem em contato por meio do chat disponibilizado no portal da operadora em busca de informações sobre a tecnologia 4G. 

Já a Autodesk, por exemplo, contou com a tecnologia da IBM para desenvolver o Otto, um assistente digital que usa o Watson para responder aos questionamentos de clientes e parceiros.

Representando as empresas menores, a Mecasei, startup gaúcha especializada em organização de casamentos, adotou recursos do Watson para criar a Meeka, sua assistente pessoal para noivos.

Leia mais 6z23s

RESULTADOS

IBM: quando chegará a virada? 323o24

Há 3046 dias
INTEGRAÇÃO

Ellevo busca IA com Watson 4h2b28

Há 3042 dias
TELECOM

Algar usa Watson para atendimento 4c2i4j

Há 3032 dias
HAVYN

IBM terá assistente em cibersegurança 2j4m3i

CHAT

Docbot: robô para saúde no Messenger 2j8x

ASSISTENTE

App de saúde Cuco usa Watson 6n3y3h

INOVAÇÃO

IBM avança em computação quântica 51111

PARCERIA

IBM e Salesforce integram IA 3e1b5v