VAREJO

Riachuelo: governança fiscal com Taxweb 3q1k7

O cenário fiscal da empresa envolve a entrada de 100 mil notas fiscais eletrônicas por mês. 2m261s

19 de novembro de 2019 - 11:31
A Riachuelo despacha dos seus centros de distribuição milhares de produtos para mais de 300 lojas. Foto: Divulgação.

A Riachuelo despacha dos seus centros de distribuição milhares de produtos para mais de 300 lojas. Foto: Divulgação.

A Riachuelo, a terceira maior rede de lojas de departamento do Brasil, adquiriu o software Taxrules, da Taxweb, com o objetivo de atender às exigências de governança fiscal, principalmente com velocidade no processamento de um grande volume de dados.

Diariamente, a varejista despacha dos seus centros de distribuição, localizados em São Paulo, Rio Grande do Norte e Amazonas, milhares de produtos para mais de 300 lojas.

Há três anos, a companhia realizou uma mudança em seu centro de distribuição, com investimentos na casa de R$ 250 milhões. Um dos objetivos era abastecer as lojas exatamente com o que os clientes precisavam, sem sobras ou buracos nos estoques. 

O projeto ficou pronto no último trimestre de 2016.

Com a mudança logística, a Riachuelo também necessitava olhar para os processos internos de governança, o que levou à adoção do Taxrules.

O cenário fiscal da empresa envolve a entrada de 100 mil notas fiscais eletrônicas por mês e a emissão média mensal de 300 mil. O Taxrules valida a carga tributária corretamente dos tributos diretos e indiretos nos âmbitos federal, estadual e municipal de todas as notas fiscais emitidas e recebidas pela Riachuelo.

“Apoiamos a tributação de 27 estados e diversos municípios, sem contar a complexidade fiscal aportada em cada produto, que traz regras diferentes, dentro de um enorme mix comercializado pela Riachuelo. A determinação exata da tributação permite que os produtos sejam faturados corretamente, evitando cobrar imposto de maneira majorada ou a menor, o que evita riscos de autuação, sem contar o ganho de margem, essencial para o negócio varejista”, explica Cibele Carvalho, diretora comercial da Taxweb.

Anterior à solução, a entrada de um produto novo no centro de distribuição, como um celular, por exemplo, que tem tributação diferenciada, era submetido à análise do departamento tributário e, em seguida, parametrizado manualmente em seu ERP (da SAP), incluindo uma regra específica para cada estado. 

“Agora a regra é definida pela Taxweb direto no Taxrules, que devolve à Riachuelo as informações tributárias corretas. Isso tudo integrado ao SAP”, explica Claudia Ferreira, gerente de contabilidade da Riachuelo.

Nos últimos anos, a empresa de varejo tem apostado em diversos projetos de tecnologia.

Em 2015, a empresa implementou um novo data center para sua estratégia de recuperação de desastres (disaster recovery) em um projeto realizado com a Aceco TI.

Dois anos depois, a Riachuelo abriu sua operação de e-commerce rodando um sistema da paulista Millenium. A plataforma selecionada pela loja foi a Magento. Para o design do portal, a empresa contratou a agência norte-americana Corra para criar a interface do portal.

Já em 2018, a rede de lojas contratou a Dimension Data para um projeto que envolveu a implantação e o gerenciamento da solução Cisco Meraki. O contrato fez parte do plano de expansão da rede, que planejava inaugurar cerca de 12 novas lojas em 2018.

Leia mais 6z23s

MODELOS

Dell adere ao tudo on-demand 2o1f3k

Há 2015 dias
INDÚSTRIA 4.0

Absolut testa Siemens Opcenter Execution 2n591f

Há 2020 dias
CONTRATAÇÃO

B3, antiga Bovespa, tem líder para métodos ágeis 4t6i9

Há 2021 dias
IMPRESSÃO

Collazo, ex-Simpress, assume comercial da Ricoh 2mx4v

MINSAIT

Amapá automatiza protesto de dívidas 653q36

E-COMMERCE

MOVIMENTO

Xerox considera oferta de aquisição da HP 5721r

ERP

Metalúrgica Fey implementa SAP com FH 293u1c

METAS

Commvault quer liderança na América Latina 4j3fb

MUDANÇA

Uma nova cara para a Commvault u6n64