TAXAÇÃO

Ricos podem ter que pagar faculdade em federais x6v5l

Dos 1,3 milhão de estudantes matriculados, 70% são de baixa renda. 725l3i

08 de julho de 2024 - 12:15
Imagem - Depositphotos

Imagem - Depositphotos

O governo federal está estudando a possibilidade de cobrar mensalidades de alunos de classes sociais mais favorecidas que estudam nas universidades federais. Segundo a Folha de SP, estas e mais algumas medidas serão discutidas.

Do total de 1,3 milhão de estudantes matriculados na rede federal de ensino (segundo o Censo da Educação Superior do Inep de 2022), cerca de 70% são alunos de baixa renda, que não seriam afetados.

Não se sabe quanto o governo arrecadaria com uma possível cobrança, visto que os valores das mensalidades e a renda dos estudantes a serem taxados ainda não foram definidos pelo governo.

A cobrança de mensalidades em universidades públicas é um tema controverso. Ao mesmo tempo em que um terço da população acha justo cobrar dos mais ricos, 64% defendem a gratuidade para todos.

Este tema já foi sugerido pelo Deputado Federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), da oposição ao governo, em uma PEC apresentada por ele em 2019.

No documento, o deputado defende que famílias com renda per capita acima de cinco salários mínimos paguem mensalidades nas federais.

Naquela ocasião, entidades educacionais protestaram, afirmando que a proposta abria brechas para pagamento pelas camadas mais pobres. Com as manifestações, o assunto saiu da pauta.

Agora, em constante cobrança do mercado para ajuste de despesas públicas, o ministro Fernando Haddad e sua equipe econômica estudam também elevar o percentual de contribuição paga pela União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que proporcionaria uma maior flexibilidade orçamentária a curto prazo ao governo.

ATUALIZAÇÃO

Posteriormente, o governo federal emitiu uma nota desmentindo a notícia. Segundo a Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Fazenda, tanto as medidas de cobrança da mensalidade quanto o ajuste no Fundeb jamais foram analisadas pela pasta.

Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda, disse ao site da Revista Fórum que este projeto nunca ou pela cabeça do governo e que a ideia não se sustenta economicamente, socialmente e juridicamente.

Leia mais 6z23s

ENSINO

UFRGS terá novo campus em Caxias 315y1j

Há 347 dias
CONECTIVIDADE

Unesp gere WiFi 6 com Extreme Networks 50366a

Há 364 dias
NUVEM

Unicamp migra para AWS com DataRain 4r2527

Há 406 dias
RECOMEÇO

Governo Federal libera financiamento para empresas do RS 4x72

GESTÃO

Curitiba moderniza sistema tributário com Serpro 5t153j

EXECUTIVO

Governo federal contrata OpenAI 5e636q