
Foto: Depositphotos
A Prefeitura de Curitiba assinou um convênio com o Serpro, estatal federal de tecnologia, para modernizar o sistema tributário da capital paranaense.
O acordo prevê colaboração do Serpro com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), uma associação sem fins lucrativos que funciona na prática como uma fornecedora de TI para a capital paranaense.
O escopo envolve pesquisas, levantamentos, exploração e provas de conceito focadas na definição de técnicas, algoritmos, modelos de dados e arquiteturas de soluções computacionais voltadas à melhoria dos sistemas informatizados de gestão tributária, fiscal, financeira e contábil no âmbito municipal.
Além disso, com ele, haverá a formação de base de conhecimento para apoiar a análise e modelagem das novas soluções. Vale destacar que um dos principais clientes do Serpro é a Receita Federal, então a estatal sabe alguma coisa sobre impostos.
"A parceria proporcionará assessoria e consultoria em tecnologias semelhantes às que já são desenvolvidas pelo Serpro, no modelo fazendário, para o governo federal. Nós temos o Siafi, que é um sistema de referência para os municípios e para o estado, e essa tecnologia vai ser espelhada localmente, com desenvolvimento pelo ICI. É olhar para a prática do tributo federal e adaptar uma solução para o tributo municipal", conta Alexandre Amorim, presidente do Serpro.