
Lisandro Granville (Foto: LinkedIn)
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por conectar universidades e instituições de ensino, pesquisa e inovação em uma comunidade, anunciou Lisandro Granville como seu novo diretor-geral, para cumprir o mandato de 2025 a 2029.
O novo diretor substitui Nelson Simões, que ocupava o cargo desde 2002.
O profissional faz parte da rede desde 2008, quando ingressou como diretor de unidade de negócios, até se tornar diretor de pesquisa e desenvolvimento.
Além disso, se dedicou por quase 22 anos à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também estudou Ciência da Computação e obteve um PhD em redes de computadores e um pós-doutorado na mesma área, atuando ainda hoje como professor.
Granville ou 11 anos ainda na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como diretor de eventos, vice-presidente e, por fim, presidente.
Entre suas outras agens, estão instituições como EurekaToken.io, Internet Research Task Force, Committee on Network Operations and Management (CNOM), University of Twente e University of Essex.
A RNP é conhecida por ser a responsável pelo backbone de telecomunicações usado por universidades e institutos de educação federais, com pontos de presença em todo o território nacional e 33 equipes de atendimento interno.