PROCERGS

RS informatiza gestão de demandas p2q3y

O sistema Gestão de Demandas de Governo liga via digital as 21 secretarias e as vinculadas. 6k62b

10 de julho de 2015 - 10:22
O governo está em fase de implantação do sistema Gestão de Demandas de Governo. Foto: Daniela Barcellos.

O governo está em fase de implantação do sistema Gestão de Demandas de Governo. Foto: Daniela Barcellos.

O governo do Rio Grande do Sul está em fase de implantação do sistema Gestão de Demandas de Governo (GDG), desenvolvido pela Procergs. 

A informatização do processo de encaminhamento das demandas gerou uma economia de R$ 37 mil nos custos de papel, correio, envelopes e impressão do Gabinete do Governador (GG), nos primeiros três meses do ano. O valor equivale a uma redução de 92,5% nos gastos operacionais. 

"Optamos por esta ferramenta de gestão que prioriza a economicidade, a desburocratização da máquina e gera eficiência, alguns dos principais princípios da istração pública e que favorece o gestor", afirma o chefe de Gabinete do Governador, João Carlos Mocellin.

O GDG liga via digital as 21 secretarias e as vinculadas, agilizando o andamento dos pleitos que, tradicionalmente, ingressam pelo protocolo da Casa Civil no formato físico.

A técnica científica do estado lotada no GG, Magdalena Peduzzi Protskot Szabo, afirma que o processo com meio físico, como é a prática usual, demandaria uma média de sete ofícios por pleito e dois dias para chegar ao órgão competente. 

"Com a informatização do processo, o ofício que chega ao protocolo da Casa Civil precisa de apenas três cliques para chegar à secretaria responsável pelo pleito", explica. 

De acordo com a Procergs, o sistema de demandas aperfeiçoará o processo de solicitações feitas pela população e organizações do estado, como sindicatos ou prefeituras do interior, ao direcionar cada caso à secretaria competente de forma mapeada.

Os documentos entregues em papel são digitalizados e enviados via online. A partir da identificação da demanda, o cidadão terá o atendimento direcionado aos órgãos competentes.

O software ainda funciona como repositório digital, onde é possível a consulta de processos antigos de um mesmo tema por busca específica.

Leia mais 6z23s

GOVERNO

SDECT: R$ 66 milhões para parques 365q2p

Há 3634 dias
INOVAÇÃO

Sebrae: capacitação focada em games 6c1u6v

Há 3624 dias
TURISMO

POA: consulado dos EUA abre em 2017 51b1g

Há 3621 dias
FIM

BITS está cancelada 3d2m2d

CARREIRA

Telefônica Vivo define novo comando no Sul 5im4e

DESONERAÇÃO

Seprorgs: críticas à Brasscom 4ar6o

PREFEITURA

Canoas troca Via-RS por Google 183e4w