MUDANÇA

RZ2 troca POA por Florianópolis 114262

A companhia vai se instalar no Corporate Park, um condomínio com 50 empresas de tecnologia. 6g6l3

13 de junho de 2018 - 16:12
Rafael Zambelli, sócio da RZ2. Foto: Alice Klein/ Agência Preview.

Rafael Zambelli, sócio da RZ2. Foto: Alice Klein/ Agência Preview.

A RZ2, empresa de desenvolvimento de software, vai mudar sua sede de Porto Alegre para Florianópolis em junho. A companhia vai se instalar no Corporate Park, um condomínio com 50 empresas de tecnologia localizado no norte da ilha.

Com menos de 50 funcionários, a RZ2 não é um grande empregador, mas é o tipo de empresa de tecnologia jovem com um futuro promissor que muitos observadores acreditam que o Rio Grande do Sul está perdendo a capacidade de criar e reter.

A RZ2 acaba de ser o destaque em Serviços de TI do Prêmio Exportação, uma premiação concedida por entidades empresariais gaúchas a empresas que se destacam no mercado internacional.

"Na minha visão, Florianópolis tem se sobressaído em relação a Porto Alegre, por ser uma cidade mais cosmopolita, possuir uma qualidade de vida melhor e ter recebido incentivos mais significativos do governo no que diz respeito à tecnologia", declara Rafael Zambelli, sócio da RZ2.

Fundada em 2009, a RZ2 tem hoje o Checklist Fácil como seu principal produto. O sistema permite a aplicação de checklists através de tablets ou smartphones (sem necessidade de internet), eliminando o uso de planilhas e papéis e gerando relatórios online.

Com a ferramenta, lançada em 2013, a companhia atende hoje clientes 400 no Brasil e em diversos países da América Latina, como México, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e outros.

Os clientes brasileiros incluem nomes como Trópico, Marisa, Walmart, Ipiranga, China in Box e Centauro. O primeiro cliente mexicano da empresa foi a Toyota.

Hoje, os projetos internacionais representam cerca de 8% do faturamento da empresa. Em 2018, a RZ2 busca abrir uma unidade em Portugal para expandir as vendas.

A avaliação dos gestores é que o ecossistema de TI de Florianópolis é melhor que o gaúcho, com mais o a investidores, programas setoriais de incentivos e um contexto mais favorável para contratação e retenção de mão de obra.

"É visível o aumento da quantidade de empresas de tecnologia nas proximidades da SC-401. Colocando na balança, atualmente o ambiente de Florianópolis está mais atrativo e, principalmente, muito mais promissor do que o de Porto Alegre", detalha.

Recentemente, UFRGS, Unisinos e PUC-RS, as três principais universidades do  lançam a Aliança para Inovação de Porto Alegre, uma iniciativa focada em desenvolver o ecossistema inovador na cidade.

A percepção de fundo é que Porto Alegre está se tornando menos atrativa para empreendedores do setor como a RZ2.

Em 2017, Florianópolis foi eleita, pelo 3º ano consecutivo, a segunda cidade mais empreendedora do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras publicado pela Endeavor.

No ano ado, outra empresa a mudar sua sede para a capital catarinense foi o Peixe Urbano, que trocou o Rio de Janeiro por Florianópolis.

O estado reúne cerca de 2,9 mil empresas de TI, que somam 5,3 mil sócios empreendedores e cerca de 47 mil colaboradores.

Leia mais 6z23s

VIAGEM

Gol encerra voo POA-Florianópolis 2p3j53

Há 2662 dias
EMPREENDEDORISMO

O que Florianópolis ensina sobre inovação 461t6d

Há 2689 dias
ENGENHARIA

Embraer inaugura centro em Florianópolis a5r5s

Há 2828 dias
MÉTODOS

Cecred: agile com GFT 3n6zp

FUTURO

ville terá parque tecnológico 5h1z1e

ENERGIA

Engie terá laboratório em SC 545e6z

FLORIANÓPOLIS

Startup SC Summit acontece em julho 4d444w

BLUMENAU

Hospital SC renova infra com Sercompe 5i3r3m

CIDADES

Uma chance para Porto Alegre 2s131j

CLOUD

Startup SC oferece crédito da IBM 4k5ku