
Samsung e Anprotec iniciaram o Programa de Promoção da Economia Criativa. Foto: Syda Production/Shutterstock.
A Samsung e a Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) iniciaram a capacitação e a mentoria das oito primeiras startups selecionadas para participar do Programa de Promoção da Economia Criativa.
O programa selecionou as empresas Mind the Graph, Optix, VR Monkey, Sinapse, Doutor Recomenda, Reminds, Oobj e Dev Tecnologia.
A iniciativa é resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu - Centro de Economia Criativa e Inovação (Coreia do Sul), que tem o objetivo de identificar e oferecer e a novos projetos de empreendedorismo em todo o país.
Os projetos participantes receberão investimentos da ordem de R$ 140 mil e e das quatro incubadoras que integram o programa: Cietec, em São Paulo; Raiar da PUC-RS; Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG); e Programa de Incubação da Universidade Federal de Goiás.
Nas incubadoras, as startups terão o a infraestrutura física, orientação sobre metodologia de incubação e oportunidades de mentoria. Os projetos selecionados participarão, ainda, de capacitações focadas na criação de empreendimentos, inspiradas no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa.
A expectativa da Samsung é que, depois desses seis meses, a empresa possa estabelecer parcerias com as startups que aram pelo programa. Em cinco anos, serão investidos US$ 5 milhões na iniciativa.
"Os projetos serão direcionados para áreas estratégicas, como mobilidade, educação e saúde digital, pagamentos móveis e internet das coisas (IoT). Implementamos, por meio deste programa, um modelo pioneiro de colaboração com as startups, contribuindo para o ecossistema de empreendedorismo brasileiro", afirma Antonio Marcon, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e gerente do Programa no Brasil.
Conheça as selecionadas:
Mind The Graph: plataforma online fundada em 2014 para facilitar o entendimento de artigos científicos por meio de resumos gráficos. O fundador da empresa é Fabrício Pamplona, neurocientista do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa.
VR Monkey: fornece produtos personalizados utilizando tecnologias de realidade virtual voltadas para a educação. A companhia é um spin-off da Naked Monkey Games, fundada em 2012. Pedro Kayatt, presidente da companhia, já ou por Best, Cool & Fun Games, Glu Mobile e Novecento Games.
Sinapse Virtual: plataforma online que ajuda professores de ensino fundamental e infantil a identificar e avaliar crianças com dificuldades de aprendizado. A dinâmica acontece por meio de jogos interativos que traçam um perfil e apontam em que áreas os profissionais podem atuar para educar os jovens. Glenny Gurgel, fundador da empresa, é sócio da Neurocenter, clínicade reabilitação multidisciplinar cognitiva em Campina Grande.
Optix Imagens Médicas: empresa fundada em 2010 para soluções de telerradiologia. A principal solução está relacionada a uma plataforma online que permite o armazenamento, exibição e transmissão de imagens médicas.
Doutor Recomenda: plataforma multicanal que conecta médicos, pacientes e players da área da saúde com a missão de melhorar a adesão ao tratamento de doenças crônicas. A startup foi fundada por Luiza Granado, economista especializada em economia da saúde.
Dev Tecnologia: fundada em 2013, a startup desenvolve soluções focadas em IoT, desde o desenvolvimento do dispositivo conectado até o software de aplicação em nuvem. Sílvia Mayumi Takey, diretora de Operações da companhia, foi analista de negócios da Promon Intelligens.
Reminds: aplicativo que permite aos usuários criarem as trilhas sonoras que fizeram parte de suas vidas. O CEO da empresa é Ariel Alexandre, que também foi fundador da plataforma de compartilhamento de vídeos Videolog, criada em 2004.
Oobj: aplicativo que permite ao usuário consolidar e salvar suas notas fiscais. Com isso, é possível comparar preços, participar de promoções e clubes de vantagens. André Ramos, diretor de novos negócios do app, foi diretor de P&D&I da Requisito Tecnologia.