GOVERNO

Santa Catarina destina 24 mi para inovação em 2025 1g2h3t

Orçamento da Rede Catarinense de Centros de Inovação terá aumento de 20% em relação a este ano. 966c

29 de outubro de 2024 - 11:27
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou um orçamento de R$ 24 milhões para a Rede Catarinense de Centros de Inovação em 2025, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Segundo Marcelo Fett, secretário estadual de CT&I, os principais pilares do programa para o ano que vem serão a promoção ativa do ecossistema por meio da atração de investimentos, facilitando o o a tecnologias emergentes, capital de risco e financiamento para projetos.

Além disso, está prevista a realização de eventos, programas de capacitação, conferências e hackathons. A Rede deve oferecer e técnico, consultoria para startups e auxílio no desenvolvimento de produtos, na proteção de propriedade intelectual e na entrada ao mercado.

O intuito é transformar a Rede Catarinense de Centros de Inovação em uma plataforma que conecta governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil. 

“As empresas de tecnologia surgiram nas nossas universidades e o Governo do Estado percebeu a importância de apoiar esse setor”, destaca o governador Jorginho Mello.

Hoje, já são 15 centros de inovação em todas as regiões do estado, impactando mais de 100 municípios. Santa Catarina é o estado com o maior número de startups por habitante, com o setor de tecnologia gerando mais de 86 mil empregos diretos.

A articulação do governo estadual também prevê a presença de 21 agentes de inovação em microrregiões de Santa Catarina, aproximando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) das demandas locais e regionais. 

Segundo um estudo da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o setor de TI representa 7,5% do PIB de Santa Catarina, uma participação superior à média nacional no PIB de tecnologia.

"A inovação feita aqui já desperta o interesse do exterior, com portas abertas em países como Canadá, Emirados Árabes e Inglaterra, além de um destaque continental relevante que já posiciona Florianópolis como um polo de investimentos em startups na América Latina. A parceria com o poder público é fundamental”, afirma Diego Ramos, presidente da Acate.

Em 2023, Santa Catarina possuía 27,6 mil empresas de tecnologia, o que representa uma taxa de crescimento de 18,3% em relação ao ano anterior, sendo o segundo estado do Brasil no índice de inovação, ficando atrás apenas de São Paulo.

Recentemente, Florianópolis foi oficialmente reconhecida como a capital nacional das startups pela Comissão de Educação e Cultura do Senado.

Leia mais 6z23s

DIRETOR

Dell Agnolo, do .Valle, assume Ágora Tech Park 3768m

Há 210 dias
SELF CHECKOUT

Bistek adota carrinho inteligente da Nextop 6b2b6t

Há 217 dias
APOIO

Acate: novos mantenedores mostram entidade nacional g3h2t

Há 220 dias
VENTURE CAPITAL

Floripa lidera ranking de investimentos em startups 2y2v29