Tamanho da fonte: -A+A 2vl4s

Sinal vermelho para os apagões. Foto: reprodução.
Para dar um jeito no caos do trânsito provocado pelas quedas de luz toda vez que uma forte chuva atinge a capital paulista, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad anunciou o plano de instalar no-breaks nos semáforos da cidade.
De acordo com o Tecnoblog, Haddad falou sobre a possibilidade na tarde desta terça-feira, 19. Segundo ele, o projeto não será barato, custando aos cofres públicos cerca de R$ 100 milhões.
Para o prefeito, o projeto é um avanço para a rede de semáforos da cidade, que atualmente está "muito ruim, precária e muito problemática". Em dias de chuva, dezenas de semáforos ficam apagados, causando congestionamentos e acidentes.
Conforme divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego, órgão responsável por monitorar as vias de São Paulo, foi prevista a instalação de 200 no-breaks, mas somente 20 foram de fato para a rua.
A instalação dos no-breaks faz parte do projeto mais amplo de revitalização da rede de semáforos. Ainda segundo o prefeito, o edital para contratação dos equipamentos não ocorreu até agora porque precisar ar primeiro por avaliação de técnicos.
Porto Alegre também a por situações semelhantes. Com cerca de 400 semáforos nas ruas da cidade, muitos deles acabam sofrendo com as quedas de energia e ficam fora do ar, inclusive em vias importantes.
Em 2010, um projeto lançado pela prefeitura acenou a possibilidade do uso de no breaks para eliminar o problema, mas não foi adiante, ficando apenas em testes em poucas vias da capital.