.jpg?w=730)
Renan Guedes, CEO da Exed Consulting, e Juergen Mueller, CTO da SAP (Foto: Divulgação)
A SAP abriu recentemente em São Paulo a primeira unidade latino-americana do AppHaus, um espaço dedicado à coinovação baseada na tecnologia Business Technology Platform (BTP), com a Exed Consulting, parceira da marca com escritórios no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.
Na prática, o AppHaus é um espaço onde as empresas e instituições de ensino podem colaborar para resolver problemas de negócio apresentados por clientes.
Em uma imersão que dura entre dois e cinco dias, o cliente apresenta uma questão. A partir disso, coaches de Design Thinking e de Experience (UX) design facilitam o processo e parceiros acadêmicos ou de software colaboram para construir uma solução inovadora.
“Às vezes são parceiros de software, com outras soluções que vão agregar no processo, às vezes são pessoas da SAP e, às vezes, do nosso time, para facilitar esse processo de colaboração”, conta Renan Guedes, CEO e fundador da Exed Consulting.
A solução geralmente é em cima da BTP, mas, às vezes, envolve o desenvolvimento de dispositivos IoT e automação, com as universidades colaborando com a montagem de protótipos.
O AppHaus já tem parceria com instituições de peso como Insper, Faculdade de Tecnologia (Fatec), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e Faculdade de Economia, istração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
COMO FOI O PROCESSO
A SAP havia anunciado os planos de abrir o primeiro AppHaus da América Latina ainda em outubro de 2022, quando abriu inscrições para parceiros interessados.
Guedes conta que o convite para participar do processo seletivo não pareceu um negócio atrativo no início.
“Quando explicaram pela primeira vez como seria, a gente falou que não queria. Eu não estava vendo como, na prática, isso iria gerar benefício e negócio com os clientes. Conforme fomos nos aproximando e foram explicando a modelagem, eu percebi que, na verdade, era o que já estávamos fazendo há muito tempo”, conta Guedes.
O CEO conta que a Exed já havia desenvolvido uma fábrica de soluções em cima da BTP e fazia, há cerca de sete anos, projetos usando design thinking e UX design para facilitar processos de inovação com clientes.
Na seleção, a multinacional avaliou as soluções que a empresa vinha desenvolvendo com a abordagem da cultura de inovação, bem como a sua capacidade de fazer coaching.
“Vieram pessoas da Alemanha para avaliar a gente, o espaço, a infraestrutura. Foram cerca de sete, oito meses de processo de qualificação e de análise criteriosa por parte da SAP”, relembra o CEO.
O espaço, localizado no bairro Cidade Monções, em São Paulo, foi inaugurado com a presença de Juergen Mueller, Chief Technology Officer (CTO) da SAP, e Karl Fahrbach, Chief Partner Officer da SAP.
Com capacidade para mais de 30 pessoas, a estrutura conta com arquibancada, mesas para colaboração e salas auxiliares para os momentos de discussão das equipes de trabalho, além de recursos como robôs, impressora 3D, impressora de código de barras e dispositivos de internet das coisas (IoT).
“O espaço é bastante grande. Colocamos toda uma infraestrutura que nos permite colaborar, não só em sessões presenciais, mas de maneira híbrida. A webcam segue as pessoas que estão falando e consegue acompanhar”, destaca Guedes.
A ideia agora é levar ao espaço clientes do Brasil inteiro, bem como do restante da América Latina.
“Nesse espaço a gente também tem um rooftop que funciona como uma área de descompressão. Nessas sessões de inovação, às vezes é tenso, as discussões são muito fortes e o pessoal também precisa desse momento para descontrair um pouco”, conta Guedes.
O APP HAUS NO MUNDO
O SAP AppHaus São Paulo faz parte de uma rede com 23 instalações no mundo, sendo três de propriedade da SAP e 20 gerenciadas por parceiros.
A primeira unidade foi fundada ainda em 2013. Até o momento, a rede já executou mais de 1 mil projetos, produziu cerca de 250 histórias, organizou cerca de 3,7 mil workshops, recebeu 90 mil visitantes e ganhou mais de 50 prêmios de design e inovação.
"Esse anúncio é apenas a ponta do iceberg do que queremos alcançar na região. Planejamos nos unir futuramente a mais parceiros e abrir mais instalações em toda a América Latina", adianta Andreas Ha, vice-presidente sênior da SAP AppHaus Network.
A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Com 99 das 100 maiores empresas do mundo entre seus clientes, a companhia atende 25 setores do âmbito público e privado.
Fundada em 2013, a Exed Consulting é uma gold partner SAP que atende 30 das 250 maiores empresas brasileiras. Entre elas, estão clientes como Braskem, Claro, Comgás, Electrolux, Porto e Raízen.
Atualmente, seu time conta com mais de 300 profissionais espalhados pelo continente americano, que realizam projetos em mais de 25 países.