CAPACITAÇÃO

SAP lança certificação básica na Coursera 246e3d

O Brasil é um dos países com mais alunos na plataforma global de educação. 3k471u

18 de novembro de 2022 - 17:45
Rich Jacquet, O da Coursera, e Max Wessel, CLO da SAP. Foto: divulgação.

Rich Jacquet, O da Coursera, e Max Wessel, CLO da SAP. Foto: divulgação.

A SAP lançou nesta semana, em evento acompanhado com exclusividade pelo Baguete em São Francisco, nos Estados Unidos, uma certificação profissional de consultor SAP nível básico — oferecida na plataforma de educação Coursera.

Com alcance global e totalmente on-line, a capacitação já está disponível gratuitamente em inglês e não exige diploma universitário ou experiência prévia no setor.

No total, sete cursos compõem a trilha de conhecimento: Fundamentos de um Profissional SAP; Entendendo o Ambiente de Sistemas Enterprise; Engajamento e Descoberta de Clientes SAP; Design, Pitch e Re-design; Implementação, Monitoramento e Testes de Qualidade; Projeto Prático como Consultor de Tecnologia SAP; e Tornando-se um Profissional SAP Certificado.

Seguindo um ritmo de estudo de três horas por semana, o conteúdo leva cerca de sete meses para ser concluído.

“Para entrar no mercado SAP, você precisa entender mais do que apenas o que um sistema SAP faz. É preciso entender sobre o processo, entender o contexto. E nós precisamos tornar todos os treinamentos extremamente íveis para todos os tipos de indivíduos. Não é só sobre oferecer conteúdo gratuito, é sobre dar a eles aquele distintivo que ajuda a conquistar um emprego”, explica Maxwell Wessel, Chief Learning Officer da SAP.

Segundo o executivo, a ideia da multinacional é minimizar essa barreira de entrada no mercado e preparar os alunos para uma função de nível inicial altamente demandada pelo mercado.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), mais de 75% das empresas relataram escassez de talentos em 2022 e apenas 33% dos empregos de tecnologia em todo o mundo são preenchidos pela mão de obra qualificada necessária.

Apesar de grande, o déficit só tende a aumentar: até 2025, mais 97 milhões de novos empregos devem ser criados. 

“Nós temos uma necessidade dramática de dar à força de trabalho mundial o o às habilidades em tecnologia. Sabemos que os nossos clientes não estão sozinhos quando falam nessa lacuna de profissionais, que está mais difícil de preencher do que nunca”, destaca Wessel.

O potencial de alcance do novo programa da SAP é imenso: a Coursera tem 113 milhões de alunos registrados, sendo 80% deles de fora dos Estados Unidos. Os brasileiros estão entre os mais presentes na plataforma, junto a americanos, indianos, mexicanos e chineses.

Os alunos têm, em média, 32 anos de idade, com uma divisão equiparada em número de homens e mulheres.

“Nós temos um bom foco no aprendizado de nível inicial, então esse programa é muito bem vindo e interessante para nós. As pessoas recorrem à Coursera porque elas buscam habilidades em tecnologia, dados, negócios, etc. Então, nós buscamos parceiros que são necessariamente experts dessas indústrias, como a SAP, com o seu alto nível de conteúdo”, destaca Rich Jacquet, Chief People Officer (O) da Coursera.

Após a conclusão do certificado na Coursera, os alunos da SAP poderão aprofundar seus conhecimentos no site SAP Learning, braço de capacitação da companhia (também com recursos de aprendizado gratuitos).

No SAP Learning, cerca de 21 mil alunos são da América Latina (7% do total) e 11 mil já foram certificados na região (cerca de 4% do total). Neste ano, 3,5 mil testes de certificação foram realizados por latino-americanos.

Os números não chegam nem perto das regiões mais representativas em termos de alunos: os países da Ásia-Pacífico representam 45% do total e os da Europa, 35%. A SAP não divulga dados específicos de cada país.

2 MILHÕES ATÉ 2025

Com o novo programa, a SAP deve triplicar a sua oferta de aprendizagem gratuita. Até 2025, a meta da companhia é qualificar 2 milhões de desenvolvedores em todo o mundo com 23 jornadas de aprendizado em áreas-chave de inovação.

Além disso, a empresa pretende oferecer 10 mil certificações para grupos sub-representados na área de tecnologia. Entre eles, estão as mulheres, que detém apenas 26% dos empregos na computação, os não brancos e as populações carentes, onde as porcentagens são ainda menores.

Outro ponto destacado pela SAP foi o “Career Corner“, comunidade onde membros, parceiros SAP e clientes podem compartilhar seus conhecimentos, fornecer conselhos de carreira, recomendar recursos de aprendizado e promover oportunidades de trabalho.

Mais de 24,5 milhões de pessoas entram na comunidade SAP a cada ano, totalizando 3,5 milhões de visitantes mensais.

A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Embora 80% dos clientes sejam pequenas e médias empresas, 99 das 100 maiores companhias do mundo têm alguma solução da multinacional alemã.

Fundada em 2012 por professores de Stanford, a Coursera oferece mais de 5,4 mil cursos, 3,4 mil projetos guiados, 35 graduações, 675 especializações e 125 certificados — sendo mais de 25 deles de nível básico. Nos últimos três anos, mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram nesse tipo de capacitação. 

A edtech oferece formações de mais 275 universidades e indústrias, incluindo a SAP, que criam conteúdo na plataforma. Outros nomes são o Google e universidades brasileiras como USP, Unicamp, Insper e ITA.

Mais de 7 mil organizações, entre empresas, governos e instituições de ensino, já usaram a plataforma. No total, ela já atingiu mais de 43 milhões de pessoas.

*Luana Rosales acompanhou o SAP TechEd e o Business Innovation Days, em São Francisco, a convite da SAP.

Leia mais 6z23s

DEMANDAS

SAP lança ferramenta low-code 1u2e2r

Há 918 dias
ELAS

SAP Brasil bate meta de mulheres z3d12

Há 920 dias
GESTÃO

V4 Company adota SAP S/4 Hana 3to13

Há 922 dias
ERP

XP migra para S/4 Hana 5w4e6e

TROLADA

ServiceNow: provocação com a SAP? 3x645z

CARREIRA

Google lança três cursos na Coursera g5y5o