DEU PROBLEMA

Satélite brasileiro está perdido no espaço 6l565d

Falha no lançamento colocou equipamento de R$ 160 milhões na órbita errada. 5e4414

09 de dezembro de 2013 - 10:16
Oi satélite.

Oi satélite.

O satélite Cbers-3, lançado na madrugada desta segunda-feira, 09, de entrou em uma órbita errada, perdeu contato com o os operadores na Terra e, muito provavelmente, está em alguma parte do fundo do oceano neste momento.

O equipamento, que custou R$ 160 milhões ao governo brasileiro, chegou a entrar em órbita e abrir os painéis solares, estágios críticos do processo, mas, ao ar pela Antártida perdeu o contato e não voltou a se comunicar.

Em nota, o Ministério de Ciência e Tecnologia afirmou que houve uma falha de funcionamento do veículo lançador durante o voo que colocou o satélite fora da órbita prevista e que "avaliações preliminares" indicam que o mesmo caiu de volta para a terra.

Ainda de acordo com o MCT, uma reunião foi convocada para esta terça-feira, 10, para iniciar discussões técnicas visando a antecipação da montagem e lançamento do CBERS-4.

O lançamento aconteceu três anos após a data prevista inicialmente pelo Inpe, que desenvolveu o projeto em parceria com a Cast.

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Mário Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, viajaram à China para o lançamento.

O Cbers-3 tem quatro câmeras, de diferentes resoluções e capacidade de captação, responsáveis por coletar imagens com maior qualidade de atividades agrícolas e contribuir com o monitoramento da Amazônia, auxiliando no combate de possíveis desmatamentos ilegais e queimadas.

Leia mais 6z23s

DIRETO DO CAZAQUISTÃO

Oi TV aprimora serviço com novo satélite 6u6x3l

Há 4370 dias
POLO ESPACIAL

Estado tem 90% do microssatélite 2g411

Há 4306 dias
POLO ESPACIAL GAÚCHO

AEL: microssatélite é alternativa 222hf

Há 4300 dias
FOCO NA BANDA KA

Embratel anuncia satélite Star One D1 4ap2s

SEGURANÇA DOS DADOS

Satélite brasileiro pode ser vulnerável 703

AO VIVO

Cinemas adotam transmissão via satélite 2pl1e

RODOVIA

CCR NovaDutra utiliza satélite da Embratel 2fz16

POLO ESPACIAL GAÚCHO

Satélite sai, com ou sem edital 4w2l6c

BANDA KA

Inmarsat terá Wi-Fi de 49 Gbps em aviões 13405x