DADOS

Seguros Unimed migra para data lakehouse com AWS 6m3a64

Até então, a empresa armazenava e processava seus dados em data warehouses distintos. 6h4c3w

11 de abril de 2023 - 17:32
Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed. Foto: divulgação.

Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed. Foto: divulgação.

A Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, migrou toda a sua base de dados para uma plataforma única, sob o modelo data lakehouse, com tecnologia da Amazon Web Services (AWS).

Até então, a seguradora armazenava e processava seus dados em data warehouses distintos. Isso dificultava a governança e a qualidade das informações geradas, além de ter um alto custo.

Após identificar essa necessidade de melhorar a gestão de seus recursos e de se adequar às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a empresa, que já trabalhava com a AWS desde 2021, optou pela migração. 

“Queríamos oferecer uma maneira mais vantajosa de uso das nossas tecnologias, permitindo otimizar a utilização de recursos de máquina e redução de custos, se comparada à implementação on-premise”, explica Paulo Cunha, diretor-geral para setor público da AWS no Brasil.

Segundo a AWS, o data lakehouse combina a escalabilidade e a flexibilidade do data lake com o desempenho e a governança do data warehouse, de modo que as equipes e áreas de negócios em a ter o padronizado e otimizado às informações.

“A decisão de migrar tudo para o data lakehouse e com o apoio da AWS foi tomada no intuito de reforçarmos o compromisso da empresa em utilizar tecnologias avançadas para melhor atender a seus segurados e usuários”, explica Wilson Leal, diretor executivo de mercado e tecnologia da Seguros Unimed.

O processo de migração levou cerca de um ano e meio para concluir sua primeira fase. Diversas áreas da empresa foram envolvidas, como Riscos, Compliance, TI, Gestão de Dados, Infraestrutura e Segurança da Informação.

Essa fase inicial priorizou a área de Saúde, responsável pelo maior faturamento da empresa, e está sendo usada como exemplo para que sejam feitos ajustes a serem aplicados nas demais linhas de negócio.

Para facilitar o uso das ferramentas, a Seguros Unimed criou um data lab voltado à capacitação dos colaboradores quanto ao uso de dados. Os primeiros treinamentos foram sobre as ferramentas Data Robot, Power BI e EMR Studio.

Além da inovação associada à cultura baseada em dados, a companhia estima que, somente em relação a fraudes, terá uma economia de cerca de R$ 7 milhões ao ano.

Com sede em São Paulo, a Seguros Unimed tem 33 anos de mercado e atende cerca de 6 milhões de segurados nos segmentos de saúde, odontologia, vida, previdência e ramos elementares.

Presente em 86% do território nacional, a empresa conta com mais de 1,6 mil colaboradores e 23 escritórios pelo país.

No mercado há 16 anos, a AWS tem mais de 200 serviços a partir de 99 zonas de disponibilidade em 31 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Israel, Nova Zelândia e Tailândia.

A companhia tem milhões de clientes, desde startups a grandes empresas e agências governamentais. 

No Brasil, a lista conta com nomes como Agi, Banco Inter, Itaú Unibanco, Grupo Boticário, BTG Pactual, C&A, C6 Bank e Cielo, entre muitos outros. A empresa está no país há 11 anos.

Leia mais 6z23s

VENDAS

Colgate aposta em incentivo baseado em dados e4f1x

Há 775 dias
INDÚSTRIA

Scania busca startups 302qn

Há 775 dias
DICAS

Dobra o número de finfluencers 3d6r6o

Há 775 dias
FIM

Termina greve na Qintess 244kt

ZOEIRA

Tesla: vídeos de clientes viram chacota 31115k

VERDE

ONG usa Google Cloud para combater garimpos ilegais 33m6h