CAPACITAÇÃO

Senac e Cisco: cursos de balsa no Amazonas 1b5d27

Com foco em municípios ribeirinhos, balsa-escola será primeira academia fluvial itinerante. 244n34

31 de maio de 2024 - 12:55
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Senac fechou um acordo com a gigante Cisco para lançar a primeira academia fluvial do Cisco Networking Academy na Balsa-Escola do Senac Amazonas.

O projeto conjunto tem por objetivo levar conectividade digital e desenvolvimento de habilidades às pessoas do estado, democratizando o o à qualificação em TI da região.

Criada nos anos 2000 e a única unidade móvel fluvial do Senac no Brasil, a balsa-escola é um projeto de democratização da educação profissional para os municípios mais distantes no Amazonas. 

Sua infraestrutura abriga quatro laboratórios, conectados à internet, e um miniauditório que atendem às demandas dos segmentos de turismo e hospitalidade, informática, saúde, beleza, gestão e comércio. 

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), as embarcações tradicionais, como canoas, rabetas e barcos, são os principais meios de transporte do estado. 

Isso porque dos 62 municípios da região, 59 dependem do setor hidroviário. Apenas em 2021, 601.067 ageiros usaram embarcações intermunicipais partindo de Manaus, número 79,55% superior ao transporte rodoviário.

Com a iniciativa, a instalação do Senac a a contar com uma rede corporativa de Wi-Fi da Cisco Meraki e câmeras com analítico, infraestrutura de switching e firewall para atender alunos e profissionais da instituição. 

Desta forma, será possível levar conectividade de rede confiável e de alta velocidade aos municípios ribeirinhos do estado. 

Ao redor da balsa, a população poderá contar com Wi-Fi público gratuito em um raio de até 30 metros da embarcação. 

Os cursos contemplam habilidades digitais, segurança cibernética, redes e programação, oferecendo um currículo para posicionar os alunos no mercado de trabalho.  

Como preparação, os conteúdos aram por processos de reorganização, atualização e modernização.

“Essa iniciativa permite que a gente ofereça uma gama diversificada de formações profissionais em TI para pessoas que, sem o Senac, dificilmente teriam o a essas oportunidades. Estamos comprometidos em capacitar uma força de trabalho qualificada para um setor tão importante, como o da Tecnologia da Informação, contribuindo assim para o progresso econômico e social de nossa região”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Atuando há 77 anos, o Senac está presente em mais de 1,8 mil municípios brasileiros através de mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis. Seu portfólio contempla cursos presenciais e a distância, que vão da formação inicial e continuada à pós-graduação.

Fundado em 1997, o Cisco Networking Academy já formou mais de 17,5 milhões de alunos em 190 países. Nos próximos 10 anos, a meta da companhia é capacitar 25 milhões globalmente — sendo 6,2 milhões somente na América Latina.

O Brasil é a sétima maior operação do programa no mundo e o segundo maior país na utilização de cursos profissionalizantes em cibersegurança. Até o momento, 532 mil alunos já foram treinados no país.

Sediada em San José, na Califórnia, a Cisco está no mercado desde 1984. Com receita anual de US$ 51,56 bilhões, a companhia conta com mais de 65 mil funcionários no mundo.

Leia mais 6z23s

EDUCAÇÃO

Erro no sistema faz Sisu divulgar listas erradas 1zy2r

Há 473 dias
EDTECH

Bemobi compra Agenda Edu 616b9

Há 535 dias
DESKTOP

Ânima Educação usa Apache Guacamole 183i6e

Há 681 dias
EDUCAÇÃO

São Paulo lança vestibular para escolas públicas 5c346m

ESCOLA

SM Educação aposta em gamificação com Ludos Pro 6b5u2z

3D

Feevale adota plataforma da +A Educação 3w1q4s