
Senai-SC economiza e integra ambientes com Cisco. Foto: divulgação
O Senai de Santa Catarina virtualizou os desktops de três de suas unidades, localizadas em Florianópolis, Blumenau e ville, com o Cisco VXI (Virtualization Experience Infrastructure).
Na primeira fase do projeto, foram virtualizados 325 desktops de uma das unidades. Em seguida, outras duas centrais se somaram, totalizando 975 desktops virtualizados até o momento.
A solução adotada é baseada em equipamentos Cisco e NetApp e software VMWare, integradas pelo parceiro catarinense Teltec Networks.
O trabalho envolveu a aquisição de servidores Cisco UCS C-Series C250, storage NetApp FAS2240, switches Power over Ethernet Cisco Catalyst 2960, Zero Clients Cisco VXC 2211 e o software de virtualização VMWare View Premier Bundle.
Conforme Cláudio Farias Selau, analista de Redes do Senai-SC, antes os computadores usavam configurações distintas, o que exigia uma grande quantidade de versões de sistemas operacionais.
Hoje, estão padronizados, o que facilita a rodagem de aplicações.
Além disso, o consumo de energia elétrica, tanto na alimentação dos equipamentos de TI como na refrigeração dos ambientes, caiu em cerca de 70%.
A falta de mobilidade também era um problema para o Senai-SC, já que aplicações com maiores pré-requisitos de hardware e quantidades limitadas de licenças só poderiam ser manuseadas em laboratórios específicos.
Com o Cisco VXI o problema foi solucionado.
A solução é aberta e integra tecnologias de todas as arquiteturas de rede da Cisco, desde colaboração, ando por Borderless Networks até data center.
“Em menos de um ano de operação, o ambiente virtualizado reduziu tempos de parada dos equipamentos, a reposição e redistribuição dos mesmos foi facilitada e o tempo de espera para a instalação de aplicações também foi reduzido. Hoje, estão disponíveis em um dia”, afirma Selau.
Ele destaca, ainda, que grandes manutenções semestrais, que levavam semanas, não são mais realizadas, pois o ambiente inteiro pode ser recriado de forma automática a cada semana.
A solução também facilitou o dia-a-dia no agendamento de aulas, devido à mobilidade agregada pela virtualização, que possibilitou executar qualquer aplicação em qualquer sala.
“Com a virtualização, o Senai-SC terá facilidade na implantação dos processos; bem como controle dos recursos de tecnologia educional”, afirma Ricardo Santos, responsável pelo de desenvolvimento de negócios da vertical de Educação da Cisco do Brasil.
CLIENTE
Não é o primeiro projeto do Senai-SC com a Cisco.
No meio do ano ado, a instituição catarinense já havia adotado o Cisco Unified Computing System para virtualizar e integrar os ambientes de rede e armazenamento de 35 unidades.
Com isso, a entidade reduziu o tempo de provisionamento de serviços de oito horas para uma hora, além de cortar em 18% o consumo de energia elétrica.
As unidades atendidas pela solução compreendem um universo de aproximadamente três mil colaboradores e cerca de 100 mil estudantes matriculados anualmente.
O projeto também foi implantado pela Teltec, e incluiu a aquisição de servidores e switches que ampliaram a velocidade do backbone do data center de 1 para 10 Gbps, além do Cisco MDS 9148, usado para criação de caminhos redundantes no storage.
O Senai-SC atua na formação de profissionais de nível técnico, superior (cursos de tecnologia) e pós-graduação.
A instituição também oferece cursos de formação de aprendizes, de educação inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento) e formações sob demanda para empresas, além de ensino médio articulado com educação profissional.