.png?w=730)
A Serap tem representação em 100 países através de uma vasta rede de distribuidores independentes (Foto: Pexels)
A operação brasileira da Serap Plurinox, uma fabricante sa de tanques de resfriamento para indústrias de leite, agro alimentícia e farmacêutica, adotou soluções fiscais da Solutio integradas ao seu software de gestão da SAP.
A Plurinox optou pelas ferramentas Total Compliance, a qual promete conformidade fiscal de ponta a ponta no atendimento ao fisco, e Total Outbound, voltada para o envio de notas fiscais de saída no ERP SAP, de maneira a automatizar o processo de mercadorias e serviços, tornando-o mais rápido.
A implementação está prevista para junho de 2023. Os softwares fiscais da Solutio devem ajudar a Plurinox na missão de aumentar o valor agregado dos produtos oferecidos pela empresa, que quer oferecer soluções que permitam transformar matéria prima em diversos produtos finalizados.
“Temos uma linha de produtos altamente avançada e é onde chegaremos aqui na última fase do projeto: o cliente chegará apenas com a matéria-prima bruta, como o leite, e vamos vender uma solução capaz de transformá-la em creme de leite, entregando o produto pronto com todos os processos industriais necessários para fabricá-lo”, explica Émile David, gerente de projetos da Serap Plurinox no Brasil.
Isso deve ocorrer após a implementação de outras ferramentas como a Total IVA, responsável por determinar automaticamente o imposto sobre valor agregado no pedido de compras, e Total Inbound, que garante o recebimento dos Extensible Markup Language (XLMs), linguagem de marcação, no ERP da SAP.
As duas já estão previstas no contrato com a Solutio.
Fundada em 1983 e baseada em Batatais, em São Paulo, a Serap Plurinox Brasil possui cerca de 120 colaboradores, faturamento de R$ 40 milhões e produção de 1,5 mil tanques por ano.
A empresa também conta com uma rede de revendedores em todo o território nacional.
Originalmente, a companhia era composta apenas pela Plurinox, criada por um fabricante de tanques para resfriamento de leite que tinha como público-alvo agricultores e pecuaristas.
Em 2016, o Grupo Serap adquiriu controle majoritário de 80% da empresa, por um valor não divulgado.
Este emprega 500 pessoas e possui, atualmente, cinco fábricas produtivas, localizadas na França, Índia, México e no Brasil.
A Serap tem representação em 100 países através de uma vasta rede de distribuidores independentes, que contam com o apoio das unidades de produção e de suas filiais comerciais.
Já a Solutio, idealizada em 2012, é uma empresa média no segmento de soluções fiscais, mas tem um nome experiente por trás.
A consultoria foi fundada por Flávio Ortencio, que nos anos 1990 fundou a Soft Team, outra companhia especializada em soluções fiscais, comprada pela Totvs em 2007 (e revendida para a Sonda em 2010).
Com a nova empresa, criada como uma parte da operação da Complex, uma parceira SAP brasileira comprada pela multinacional indiana TechMahindra, Ortencio focou no mercado SAP. A Solutio atua de forma independente desde 2015.