ECONOMIA

Serpro de Brasília será sede do G20 no Brasil 122758

País preside o grupo, que reúne 85% do PIB mundial, até novembro de 2024. 274f4s

25 de janeiro de 2024 - 14:53
Evento será presidido pelo Brasil pela primeira vez (Foto: Divulgação)

Evento será presidido pelo Brasil pela primeira vez (Foto: Divulgação)

O prédio do Serpro em Brasília foi selecionado como casa oficial do G20 no Brasil, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das maiores economias do mundo, uma vez que o país preside a cúpula até novembro de 2024.

Segundo a estatal, a decisão foi tomada após um processo detalhado de avaliação, considerando diversos fatores que tornam o local ideal para a realização de reuniões presenciais e videoconferências.

Entre os aspectos que colaboraram para a escolha, estão a finalização de uma obra que qualificou a estrutura de centro de dados da empresa, assim como sua localização próxima ao centro de Brasília.

A redução de custos com o aluguel de centros de convenções para o evento também foi decisiva.

O primeiro andar do prédio será destinado às reuniões presenciais e videoconferências, enquanto uma área no térreo foi reservada para membros do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Fazenda (MF) e Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom/PR), que permanecerão nas instalações até o final do ano.

O Serpro já havia sido escolhido pelo MRE para o fornecimento de soluções de TI e e especializado para os sistemas digitais que darão e ao G20.

Além disso, a estatal está implementando uma solução de conectividade em 15 estados, nos quais ocorrerão eventos interministeriais dedicados ao grupo.

“O Brasil já está preparado para liderar discussões globais e o Serpro desempenha um papel fundamental ao fornecer soluções avançadas de TI e e especializado. O sucesso dessa operação reforça a capacidade do Serpro como parceiro tecnológico confiável em iniciativas de grande relevância para o país”, comemora Alexandre Amorim, presidente do Serpro.

Fundado em 1964, o Serpro é uma das mais antigas estatais da área de tecnologia do Brasil, atuando no desenvolvimento de sistemas para o governo brasileiro.

Em 2022, último ano fiscal divulgado, a empresa obteve uma receita líquida 7,6% maior que no ano anterior, além de ter um aumento de 61,9% no lucro líquido e registrar 10.856 novos clientes.

O G20 foi criado originalmente em 1999, a fim de garantir a estabilidade da economia mundial e, hoje, conta com 19 países, além da União Africana e da União Europeia. O grupo discute temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico global por meio de cúpulas anuais.

Em dezembro de 2023, o Brasil assumiu pela primeira vez a presidência do grupo e o mandato deve durar até 30 de novembro deste ano. Nesse período, o país será responsável por organizar as atividades da organização.

A próxima Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população.

Leia mais 6z23s

DIRETORIA

Serpro tem nova diretora de desenvolvimento 675s64

Há 506 dias
INOVAÇÃO

Serpro entra para o Cubo Itaú 243z6o

Há 520 dias
PÚBLICO

Serpro convoca 200 aprovados em concurso 1o3o2i

Há 532 dias
CONSELHOS

Serpro contrata Gartner por R$ 19,5 milhões 1q5p18

POLÍTICA

Brasília fará nova licitação de nuvem 2q6y6i

PÚBLICO

Serpro terá concurso com 600 vagas 4k4y17