.png?w=730)
Em 2021, a cooperativa já havia anunciado que utiliza a tecnologia da Sensedia para fazer o gerenciamento das APIs (Foto: Divulgação)
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, implementou a solução da Pluggy, fintech paulistana especializada em dados financeiros, para gerir dados de forma integrada ao Open Finance.
Iniciado no primeiro trimestre deste ano, o projeto surgiu através do Inovar Juntos, programa de conexão com startups da cooperativa lançado em 2018.
A primeira fase de implementação se concentrou na solução de gestão financeira pessoal (PFM, na sigla em inglês).
Com a ferramenta, é possível extrair dados detalhados das informações do Open Finance, a fim de enriquecer os dados brutos das movimentações financeiras dos associados, de maneira consensual.
A partir disso, há a categorização das movimentações, sejam bancárias ou de cartões de outras instituições financeiras.
Segundo a empresa, as informações colhidas possibilitam uma avaliação mais profunda das movimentações e permitem ao Sicredi oferecer soluções mais adequadas para cada perfil de associado, através de um atendimento mais personalizado.
“A Pluggy traz condições de obter melhores análises sobre as movimentações financeiras dos nossos associados, contribuindo assim para que possamos disponibilizar ofertas que estejam de acordo com o que eles realmente precisam”, explica Leonardo Menezes, superintendente de plataforma e parcerias do Sicredi.
Em 2021, a cooperativa já havia anunciado que utiliza a tecnologia da Sensedia para fazer o gerenciamento das APIs e integrações de sistemas demandadas pela sua estratégia de open banking.
O Sicredi conta com associados em 25 estados e no Distrito Federal, mais de 2,2 mil agências e 30 mil trabalhadores, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Em 2021, a instituição registrou crescimento de 36,9% em sua carteira de crédito, totalizando R$ 133,1 bilhões. Deste total, cerca de 35% foram para associados do setor rural, 34%, para pessoas jurídicas e 31%, para pessoas físicas.
Através do programa Inovar Juntos, a cooperativa já se conectou com mais de 660 startups, tendo investido mais de R$ 1,5 milhão em soluções.
Atualmente, são 12 projetos em andamento, focados em questões como melhorias na experiência para associados e otimização de áreas como cognição e meios de pagamento.
Fundada em 2020, a Pluggy permite que bancos, fintechs e empresas de outros segmentos agreguem contas de diferentes instituições financeiras por meio de uma única API, padronizando e categorizando dados para tornar viável a criação de soluções financeiras aos seus clientes.
A fintech já ou por diversos programas de aceleração, como Y Combinator (Vale do Silício), Plug and Play, Oxigênio Aceleradora (Porto Seguro), Liga Ventures e Lift Lab (Banco Central).