(1).jpg?w=730)
Lançamento do Comunitá durante o Gramado Summit. Foto: divulgação.
A Sicredi Pioneira e a Sicredi Caminho das Águas, duas regionais da instituição financeira cooperativa, lançaram um programa de Corporate Venture Capital (CVC) com a Ventiur, aceleradora de startups sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
Batizado de Comunitá, o programa busca identificar e acelerar startups que possam contribuir com o crescimento das cooperativas, oferecendo aportes financeiros em troca de participações minoritárias.
O foco será em empresas de base tecnológica, especialmente de setores como Open Finance, segurança dos dados, omnichannel humanizado, ESG e negócios conscientes, novos meios de pagamento e moedas digitais, comportamento de consumo de bens e de informações.
As inscrições já estão abertas no site do programa e o processo de seleção é permanente, aberto para projetos de todo o Brasil.
Podem se inscrever no Comunitá startups em early stage ou em tração, com validação de mercado e, preferencialmente, gerando receita com clientes em um modelo escalável e que entreguem valor para os associados da Sicredi Pioneira e da Sicredi Caminho das Águas.
Empresas pré-operacionais podem submeter seus projetos caso tenham mínimo produto viável (MVP), rodem suas validações durante a fase de seleção e apresentem o resultado.
“Acreditamos que investir em startups é investir no empreendedorismo. É fomentar novos negócios que gerem impacto na nossa região, que tragam emprego e renda e que possam fazer diferença nas comunidades onde a gente atua, muito conectado com nosso propósito de que juntos construímos comunidades melhores”, destaca Jonas Eduardo Rauch, gerente de negócios estratégicos da Sicredi Pioneira.
A primeira rodada de seleção começou no Gramado Summit, evento realizado nesta semana, com a escolha de cinco a 10 empresas.
Com inscrições via formulário, serão feitas uma ou mais entrevistas por telefone ou videochamada e uma fase de apresentação ao comitê de investimento do CVC. Todas as etapas são eliminatórias e o processo funciona como um funil.
O montante investido em cada projeto deve ser avaliado caso a caso, de acordo com a maturidade e o crescimento do negócio. Quanto melhor for o desempenho dos empreendedores e o resultado da startup, menor será a participação da investidora em equity.
A Sicredi Pioneira tem sede em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, e corresponde à região da Serra Gaúcha e Vale do Sinos. Já a Sicredi Caminho das Águas tem sede em Rolante e compreende 34 municípios do Vale do Sinos, Vale do Paranhana e Litoral Norte.
No Brasil , o Sicredi conta com mais de 5,5 milhões de associados em 25 estados e no Distrito Federal, com mais de 2 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.
Em 2021, a instituição registrou crescimento de 36,9% em sua carteira de crédito, totalizando R$ 133,1 bilhões. Deste total, cerca de 35% foi para associados do setor rural, 34% para pessoas jurídicas e 31% para pessoas físicas.
Criada em 2013, a Ventiur já avaliou mais de 3 mil startups em todos estados brasileiros e investiu em mais de 70 negócios, avaliados hoje em mais de R$ 400 milhões.
A aceleradora já fez alguns exits chamativos, incluindo a Devorando, vendida para o iFood em 2016, a Meerkat, vendida para a o Digital em 2020, e a Suiteshare, vendida para a VTEX em 2021.