
Denilson Mascarenhas, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Serviços do Sicredi
O Sicredi assinou nesta quarta-feira, 11, um contrato de outsourcing de aplicativos de TI com Accenture e a IBM.
Em linhas gerais, o acordo de entrega divide meio a meio o desenvolvimento de sistemas: crédito e cartões para a Accenture e investimento e canais para a IBM.
Só o desenho da divisão das funções – que une duas ferozes concorrentes – tomou mais de 10 mil horas de trabalho das três organizações. Contratos do Sicredi com outros fornecedores, como a Stefanini, estão mantidos.
“A transição foi feita dentro do orçamento do Sicredi, que prevê R$ 100 milhões de investimento para 2010, fora a manutenção do legado”, comenta Denilson Mascarenhas, diretor executivo de Tecnologia da Informação e Serviços do Sicredi.
Mascarenhas destaca que 180 colaboradores do Sicredi serão incorporados por Accenture e IBM com o mesmo salário e benefícios. Outros 200 permanecem na instituição. A cifra inclui todos os gestores com contato com o cliente, arquitetos de sistemas, pessoal de data center e serviço de campo.
O próprio Mascarenhas é parte das mudanças na TI do Sicredi. Vindo do Ponto Frio, o executivo carioca fez carreira em bancos como Citibank e HSBC.
Devido ao contrato, a Accenture deve abrir uma sede em Porto Alegre, enquanto a IBM ampliará a já existente. Os presidentes de ambas empresas no Brasil estiveram na capital gaúcha para o lançamento do projeto. "É um projeto que movimenta todo o ecossistema local", avalia o diretor de TI.