O Sinapse, programa voltado para fomento da inovação em Santa Catarina, já tem os primeiros 300 selecionados para disputar recursos totais de R$ 5 milhões destinados a projetos inovadores.
Serão disponibilizados cerca R$ 50 mil para até 100 empresas que criarem produtos ou processos inovadores. Fazem parte do Sinapse o Sebrae-SC e a Fapesc.
Foram 1.175 ideias inscritas. Entre as propostas que arão por mais duas seleções estão aquelas que preveem a fabricação de um carro movido a energia elétrica, eólica e solar (região Serrana) e um chuveiro público ecologicamente correto (Alto Vale).
Além do investimento, Fapesc e Sebrae-SC fornecerão consultoria tecnológica, cursos de capacitação e treinamento e ajudarão na criação de planos de negócios que viabilizem economicamente os projetos.
Os proponentes das 300 propostas pré-selecionadas receberão capacitação e treinamento para desenvolver um projeto de empreendimento, obrigatório para continuar na disputa
Após a apresentação do projeto, 200 ideias vão para fase final, na qual os participantes deverão descrever como pretendem utilizar os recursos para viabilizar a implantação do seu empreendimento ou produto.