
Ruben Delgado. Foto: divulgação.
Em eleição realizada em Brasília na terça-feira, 15, a Softex reelegeu Rubén Delgado para a presidência da entidade na gestão 2013, com Marcos Mandacaru, ex-gerente de promoção de investimentos da Apex Brasil, como vice.
Mariana Yazbeck assumiu a diretoria de Operações e será responsável pelo acompanhamento do trabalho desenvolvido pelas gerências do Observatório Softex, Funding e Inovação, Qualidade, Competitividade e Mercado.
Fabian Appel Petrait, ex-gerente de istração e Finanças da Softex, foi promovido a Controller.
Na assembleia geral que definiu a nova diretoria, a entidade também aprovou a mudança de sua sede de Campinas para Brasília, embora o escritório do interior paulista vá ser mantido.
O objetivo, segundo Delgado, é estar mais próximo dos principais patrocinadores da entidade, como Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Apex Brasil.
ESCRITÓRIO DE PROJETOS
Ainda conforme o presidente, nos próximos meses a Softex adotará um novo modelo baseado em escritório de projetos e com uma estrutura de pessoal enxuta.
“Sairemos de um modelo de assistência empresarial para uma nova ordem, mais sustentável. Promoveremos também uma maior coparticipação dos nossos 20 Agentes Regionais e das mais de duas mil empresas associadas ao Sistema Softex”, conta o gestor.
Como consequencia disso, ele explica que haverá uma descentralização dos projetos conduzidos pela entidade e um aumento da contrapartida dos beneficiários.
“O objetivo final é trabalhar com projetos mais indutores para a indústria”, acrescenta Delgado.
Na próxima reunião do Conselho de istração, a nova diretoria irá apresentar um planejamento estratégico para o período 2013-2023, que inclui um novo catálogo de serviços, projetos de internacionalização, de atração de investimentos e de inteligência comercial.
“A proposta é gerar valor tanto para as empresas quanto para o país. Pretendemos também reativar o Forum de Agentes, para conferir uma maior interação com as nossas representações regionais distribuídas em todo o território nacional”, antecipa o vice Marcos Mandacaru.