Rubem Delgado, empresário de TI baiano que foi presidente da Assespro Nacional no biênio 2009/2010, foi eleito na segunda-feira, 26, para o cargo de presidente da Softex.
O novo presidente assume no lugar de Waldemar Borges, político ligado ao PSB de Pernambuco que havia presidido a organizações nos último quatro anos. Borges se elegeu deputado estadual em 2010.
A Softex é uma Oscip ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) responsável por gerir o Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, coordenando 20 agentes regionais no Brasil, atendendo a 2 mil empresas.
Delgado já participava da Softex como integrante do Conselho de istração.
O empresário é dono da ZCR, empresa sediada em Salvador com 150 funcionários e clientes como Inmetro, Prefeitura Municipal de Salvador, Ford, Dow Química e Companhia Vale do Rio Doce.
A operação da entidade segue a cargo de Arnaldo Bacha, na posição desde 2007. Bacha foi um dos fundadores Frente Nacional das Entidades do Setor de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (FNTI) e foi presidente do Conselho Deliberativo da entidade.
As diretorias da Softex também permanecem as mesmas, com John Lemos Forman como diretor de Capacitação e Inovação, Djalma Petit como diretor de mercado e Jose Antonio Antonioni como diretor de Qualidade e Competitividade.