OS

Sonepar: compliance LGPD com Totvs 25603y

Projeto de controle de dados na operação brasileira vira case mundial. 3734s

07 de março de 2023 - 06:30
Sonepar é uma gigante na área de materiais elétricos. Foto: Divulgação.

Sonepar é uma gigante na área de materiais elétricos. Foto: Divulgação.

A Sonepar, multinacional sa especializada em distribuição de materiais elétricos, implementou as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na sua operação no Brasil, em um projeto da Totvs Consulting, braço de consultoria da gigante brasileira de sistemas de gestão. 

O projeto começou com um levantamento do Inventário de Dados, implantou diretrizes estratégicas e operacionais de LGPD, com mecanismos de governança para monitoramento do tratamento de dados pessoais.

No decorrer do projeto, foi feito também um controle de o dos usuários do sistema de gestão Datasul adotado na Sanepar (o que a Totvs chama hoje de Totvs Backoffice - Linha Datasul), ao longo do qual foram identificados 1,5 mil perfis de usuários, eliminando os indevidos.

“As análises foram tão profundas que, no transcurso, sentimos a necessidade de organizar a estrutura de controle de o das nossas informações, uma vez que a proteção de dados é essencial para a governança corporativa e compliance da Sonepar”, afirma Stefanie Vasconcelos, gerente de Governança de TI e Segurança da Informação South America da Sonepar.

A correção dos os e, consequentemente, a mitigação de riscos foi obtida por meio da aplicação de conceitos de Segregação de Funções (SOD, na sigla em inglês) visando evitar problemas como fraudes, vazamento de dados e exposição de informações sensíveis da organização. 

O projeto realizado no Brasil como um piloto é inédito em toda a Sonepar e deve ser levado em breve para Chile, Peru e Colômbia. 

A Sonepar teve um faturamento de € 26,4 bilhões em 2021 e é dona de 100 marcas em 40 países diferentes.

No Brasil, o faturamento em 2021 foi de R$ 1,92 bilhão em vendas nas três empresas que compõem o grupo: Dimensional, Eletronor e Nortel. O valor representa crescimento de 30% em relação a 2020.

O projeto na Sonepar é o primeiro ligado à proteção de dados entregue pela Totvs Consulting, o braço de consultoria da Totvs. 

Nos últimos tempos, a unidade tem aparecido mais, principalmente com projetos ligados às necessidades de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês).

A investida de ESG da Totvs é orientada tanto para clientes da base de software de gestão (a Take Blip usa soluções da Totvs na sua de RH) como fora dela (a Owens-Illinois, outro case divulgado, não é cliente de nenhum produto Totvs).

Os primeiros cases dessa frente ESG foram a A Take Blip, empresa de sistemas de mensagens e chatbot, e a unidade brasileira da Owens-Illinois, maior fabricante de embalagens de vidros do mundo.

O interessante da Totvs Consulting é que ela atende tanto clientes da base de ERP da empresa, como o caso da Take Blip e da Sonepar. como de fora, no caso da Owens-Illinois.

Leia mais 6z23s

DADOS

Minimalismo pode ser resposta para LGPD 206019

Há 841 dias
TRABALHO

Uso de e-mail pessoal na empresa dá justa causa 235l1i

Há 851 dias
PRIVACIDADE

ANPD quer triplicar funcionários 586e18

Há 873 dias
COLOU

LGPD está emplacando na Justiça 63584b

GESTÃO

O que ninguém fala sobre segurança de dados r1u4

SEGURANÇA

Uniodonto: DPO com Seusdados 4r4m1e