
Raul de Souza Neto.
Raul de Souza Neto, ex-VP para a divisão de varejo da Oracle, acaba de assumir a Big Retail, vertical da Linx focada em grandes clientes.
A área atende nomes como Renner, Pernambucanas, Centauro e Leroy Merlin.
Além da Oracle, que tem uma presença respeitável entre as maiores varejistas do país, Souza foi country manager na divisão de soluções para varejo da Toshiba e teve uma agem de 14 pela IBM.
“O varejo está mudando, se modernizando e se adaptando cada vez mais às necessidades do consumidor final. Para isso, é extremamente necessário que um fornecedor como a Linx esteja preparado para atuar em todo o ciclo tecnológico dessas grandes redes que nós já atendemos”, explica Souza.
A área terá uma nova estrutura de atendimento ao cliente, que cuidará dos clientes desde a implantação dos produtos até o acompanhamento do dia a dia dos lojistas com o e.
Além de Souza, a Linx também trouxe para o time Big Retail, Vanderlei Reis executivo com agens pelas divisões de varejo de empresas como Oracle e SAP.
O time se completa com Daniel Mayo na diretoria de Vendas, Carlos Aguiar na diretoria de Serviços e Mofid Hemaidan na diretoria de P&D. Os três são profissionais experientes na Linx, com entre 10 e 20 anos na equipe.
A receita operacional bruta da Linx chegou a R$ 656,1 milhões em 2017, o que correspondeu a um aumento de 15,5% em relação a 2016.
A medida que crescem e diversificam sua base de clientes, é comum segmentar o topo da pirâmide em uma divisão separada.
A Totvs, maior empresa brasileira de sistemas de gestão, fez isso em 2012, colocando quase duas centenas de clientes em uma divisão chamada Totvs Private.
SAP e Oracle, com mais clientes de grande porte, costumam ser fonte de executivos para liderar essas iniciativas.
O presidente da Totvs Private desde fevereiro de 2018 é Valdemir Marques, um executivo rodado pelo universo SAP.