AGRONEGÓCIO

SPRO implanta SAP ACM na Nidera 326m4a

07 de janeiro de 2016 - 16:34
Soja é um dos principais negócios da Nidera. Foto: Shutterstock

Soja é um dos principais negócios da Nidera. Foto: Shutterstock

A Nidera, trading agrícola holandesa com operações no Brasil, na Argentina e em 16 países, vai implementar o  SAP Agricultural Contract Management (ACM) 3.0 com consultoria da paranaense SPRO.

O projeto de implementação terá início ainda durante o primeiro trimestre de 2016. A solução controlará a istração, logística e os negócios da empresa produtora de sementes de milho, soja e sorgo.

Relativamente nova no mercado e com poucos usuários no Brasil, o SAP ACM contempla, além da gestão de contratos agrícolas, o gerenciamento físico e a integração financeira e de análise de riscos (através do componente SAP TRM Commodity Risk Management). 

A prova de conceito do produto durou três meses e contou com o e de um time de arquitetos do SAP Labs Latin America, localizado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

“No caso da Nidera, a montagem desse cenário virtual foi bastante complexa, totalizando 220 processos replicados no ACM 3.0”, destaca Rafael Okuda, diretor de vendas para o Agronegócio da SAP. 

A Nidera também adotará o componente SAP TM (Transportation Management) para o controle do transbordo e logística do processo de commodities.

“O projeto reforça o conhecimento da SPRO no agronegócio, bem como a maturidade da solução ACM para atender os requerimentos de negócio de uma das principais empresas exportadoras do país”, afirma Almir Meinerz, diretor executivo e operações da SPRO.

A Nidera, com faturamento anual de mais de US$ 17 bilhões, teve 51% do seu capital adquirido em agosto de 2014 pela Cofco, trading estatal chinesa, em um negócio avaliado no mercado em  US$ 1,3 bilhão.

Fundada em 2008, a SPRO vem numa trajetória ascendente tem clientes de porte no agronegócio como Consolata e NovoZymes.. 

O ACM é resultado de um projeto feito para a americana Cargill resolve um problema antigo das soluções de ERP da SAP, que não lidavam bem com as particularidades dos processos de compra de comodities agrícolas.

As modificações necessárias para o mercado brasileiro foram feitas no SAP Labs.

Além da Nidera, já usam o módulo ACM no Brasil a paranaense C.Vale, a gaúcha BSBIOS e as paulistas Granol e Multigrain, todas grandes players no mercado de agronegócio brasileiro.

Leia mais 6z23s

BIODISEL

BSBIOS faz roll out SAP com SPRO 1h78

Há 4040 dias
COOPERATIVA

Consolata implanta SAP com SPRO 6g2c3u

Há 3932 dias
COOPERATIVA

Coamo otimiza tráfego com Silver Peak 6i2814

Há 3922 dias
IMPLEMENTAÇÃO

Multigrain gere negócios com SAP 2m4c18

ATERRISANDO NO PAÍS

AgData quer o agronegócio brasileiro d4v

ISOPAD

Agres: mirando além do agronegócio p3k2h

ERP

Grupo Bom Jesus adquire SAP S/4 Hana e3m1m

AGRONEGÓCIO

Agrária: governança e SAP 2ha38

CIO DO ANO

Sicredi premiada pela Oracle 155b46

BACKUP

Cotriguaçu: IBM Power 8 com AMM e Ação 163l2