.png?w=730)
Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)
A Stefanini Rafael, empresa do Grupo Stefanini especializada em soluções de comunicação, inteligência e cibersegurança, está construindo um showroom destinado à demonstração de tecnologias de rádios inteligentes no Parque Tecnológico de São José dos Campos, cidade do Vale do Paraíba Paulista.
Os rádios são definidos por software (RDS) e divididos em veicular, aéreo e pessoal, com alta durabilidade, de 10 a 40 anos, e segundo a empresa, devem ter um aumento de demanda no Brasil.
Com 190 m2, o espaço abrigará, ainda, a área de pesquisa e desenvolvimento e o laboratório para testes e provas de conceito da empresa.
Para Marino Scheid Filho, diretor de cyber communication da Stefanini Rafael, o município é ideal para abrigar a nova unidade da empresa pela proximidade com instituições de referência como o Departamento de Ciência e Tecnologia da Força Aérea Brasileira e o Comando de Aviação do Exército em Taubaté.
“O Parque Tecnológico também concentra um grande polo de inovação, que reúne incubadoras, startups e empresas consolidadas que buscam fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, muitos deles em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e FINEP”, destaca.
Fundada em 2016, a Stefanini Rafael é uma t-venture entre a Stefanini e a Rafael Advanced Defense Systems, empresa de tecnologia e segurança.
A empresa conta em seu portfólio com soluções e ofertas avançadas de defesa cibernética, inteligência de imagens para consciência situacional e inteligência investigativa, e participa do desenvolvimento de tecnologia militar de comunicações táticas com forças armadas brasileiras.
Já o Parque Tecnológico de São José dos Campos, idealizado em 2009, foi o primeiro do estado paulista, com o objetivo de protagonizar o desenvolvimento desta região do país.
Dentre as empresas instaladas no parque estão a Agência Espacial Brasileira, Easy2Tech, Climatempo, Lume Solutions e Embraer.