CONTROLE

Stefanini Scala: software para PPSA 2m501a

12 de junho de 2018 - 13:22
Plataforma de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos. Foto: Divulgação.

Plataforma de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos. Foto: Divulgação.

A Pré-Sal Petróleo contratou a Stefanini-Scala para desenvolver uma plataforma digital que fará a gestão de dados de todos os projetos de exploração de petróleo na região do pré-sal, cujos contratos são responsabilidade da estatal.

O sistema, orçado em R$ 14,6 milhões, será oferecido na modalidade software como serviço. A Stefanini escala venceu nove concorrentes na licitação.

O sistema é importante porque a exploração do petróleo na camada pré-sal é feita por empresas terceiras, que pagam à PPSA uma porcentagem do total extraído de acordo com as características dos diferentes campos.

A PPSA é gestora de dez contratos de partilha e representa a União em 23 acordos de individualização da produção, para os quais precisa saber os custos dos projetos e acompanhar as operações e produção.

“Estes projetos geram um enorme volume de dados e o novo sistema permitirá à Pré-Sal Petróleo exercer suas atividades com mais agilidade e eficiência”, explica Paulo Carvalho, diretor Técnico e de Fiscalização da Pré-Sal Petróleo.

As empresas operadoras dos consórcios alimentarão diretamente os dados no sistema, resguardando a segurança e a integridade da informação de cada projeto. 

Pela plataforma, a Pré-Sal Petróleo poderá acompanhar simultaneamente o desempenho de cada consórcio e também calcular os volumes de produção de petróleo e gás de propriedade da União. 

Hoje estão em vigor sete contratos de partilha de produção. São eles: Libra, Carcará (operado pela Statoil), Peroba (Petrobras), Gato do Mato (Shell), Alto de Cabo Frio Central (Petrobras), Alto de Cabo Frio Oeste (Shell) e Sapinhoá (Petrobras). 

A Stefanini Scala é companhia formada pela “fusão” entre Stefanini e Scala em março de 2016.

A Scala era um dos maiores parceiros IBM do Brasil antes do negócio com a Stefanini, que não teve os termos exatos divulgados. 

Na época, a Stefanini falou em uma “fusão”. Mais recentemente, a Stefanini Scala foi apresentada como uma “coligada” e nessa última divulgação, diretamente como Stefanini-Scala.

A Stefanini fechou 2017 com um faturamento bruto de R$ 2,8 bilhões, uma alta de 7,5% frente aos resultados do ano ado.

Leia mais 6z23s

SAÚDE

Stefanini Scala adquire startup Magma 2o1d2x

Há 2565 dias
COMBUSTÍVEIS

Rodoil implanta ERP da Oracle 2i4c3j

Há 2907 dias
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

FL Energia usará Sophie, da Stefanini 2p3o14

Há 2578 dias
BIG DATA

Stefanini Scala adquire Estatística Segura 3m3eh

ENERGIA

FL: SAP no billing da AES Sul 5v373r

MARKETING

Stefanini: empresa foca CMOs 1ge4s

ENERGIA

Ascenty instala usina solar em data center 6j6540

LABORATÓRIOS

Indústria do Petróleo incentiva produção 3D 1y6n43

TACADA

Fapesp: dinheiro do BNDES para IoT 4kmg

PROJETO COM SONDA IT

Supergasbras integra gestão com SAP 4rx5q